15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Recorde de participações no Triatlo Longo de Aveiro

A freguesia de São Jacinto será no próximo fim-de-semana palco de um dos maiores desafios que o Triatlo tem para oferecer aos seus adeptos, com a disputa de uma prova na distância de Half-Ironman, integrada no Campeonato Nacional de Triatlo Longo.
 
No cenário único da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, mais de 250 atletas, entre praticantes de elite e “guerreiros de fim-de-semana” vão colocar à prova as suas capacidades física e mentais neste grande desafio. A eles junta-se um numeroso pelotão jovem, levando os números de participação a aproximar-se das seis centenas de atletas.
 
Resultado da organização conjunta da Câmara Municipal de Aveiro e Federação de Triatlo de Portugal, a prova tem vindo, ao longo das suas três edições, a constituir-se como uma referência não apenas no panorama nacional, mas também no cenário internacional, e muito especialmente a um nível ibérico.
 
Neste evento, também os atletas mais jovens vão estar em plano de destaque, sendo-lhes dedicado o primeiro dia do programa, com a disputa da 8ª etapa do Campeonato Nacional Jovem.
 
Ainda que os perto de 80 atletas do país vizinho partam para a prova pensando apenas num bom desempenho individual, muitos do participantes nacionais estão com os olhos postos na luta pelo Campeonato Nacional de Longa Distância, tanto a nível individual como colectivo. Ao cabo das duas primeiras etapas, disputadas na Madeira (Triatlo Longo Costa da Laurissilva) e em Lisboa (Triatlo Longo de Lisboa) são Sérgio Marques e Vanessa Pereira (ambos do Charity Multisport) quem lidera a classificação individual. Em termos colectivos a liderança é repartida pelo Garmin Olímpico de Oeiras e Núcleo Sportinguista da Golegã, ambos com 210 pontos.
 
O programa deste fim-de-semana arranca na tarde de sábado, pelas 16.00, com as provas jovens. Os primeiros a competir serão os atletas do escalão de Benjamins. Seguindo-se Infantis, Iniciados e Juvenis. As distâncias variam consoante o escalão mas todos contribuem para o resultado colectivo final. Recorde-se que, ao cabo das 7 primeiras etapas, a liderança é repartida pelo Clube de Natação de Torres Novas e Alhandra Sporting Clube, ambos com 1200 pontos. A prova de sábado será o segundo triatlo da temporada para os mais novos. No total serão 325 os jovens a participar nesta prova.
 
Ainda na tarde de sábado, pelas 19.00, terá lugar o Briefing para a prova do dia seguinte, cujo arranque está marcado para as 8 horas da manhã.
 
Esta 3ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo será disputada na chamada distância Half-Ironman, que compreende 1900 metros de Natação, 90 quilómetros de Ciclismo e 21.100 metros de Corrida.
 
Em termos individuais são muitos os atletas do país vizinho que poderão estar na luta pelas primeiras posições, esperando-se que atletas como Sérgio Dias (NS Golegã), Rafael Gomes (Sporting CP) e Paulo Adão Coelho (CT Perosinho) se possam intrometer na luta pelas primeiras posições.
No sector feminino a prova promete animação. Sónia Quintela (NSC Golegã), uma excelente nadadora e corredora de bom nível vai procurar tirar partido da vantagem que possa ter à saída da água e de um percurso de ciclismo essencialmente plano, para lutar pelas primeiras posições. Outro dos nomes fortes da competição feminina é o de Cecília Shinn do Garmin Olímpico de Oeiras. Outras das candidatas aos lugares de pódio são Maria João Madeira (CT Almada) e Patrícia Leite (CT Perosinho). 

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 10:17:35

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...