18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Atletas portugueses brilham em Circuito Internacional de Triatlo

 

A partir de 2025, inclusive, a prova de Portimão passará a qualificar os top 10 atletas masculinos e femininos para a final mundial do TRITON World Series

Os dias 27, 28 e 29 de outubro receberam a segunda edição do TRITON World Series, que levou a Portimão participantes de 17 países. No acumulado dos três dias estiveram presentes neste circuito internacional de triatlo mais de 250 atletas, tendo vários atletas portugueses brilhado nas diferentes provas e distâncias, conquistando vitórias nas provas short e middle para mulheres e na prova long para homens.

 

O “TRITON 3” é uma prova realizada por etapas, sendo que cada modalidade foi disputada em diferentes dias. Além deste formato, era permitida a participação de qualquer pessoa, em apenas uma ou duas modalidades/dias. Essa configuração teve uma forte adesão por parte de vários atletas, que se destacaram sobretudo nas provas de natação e ciclismo.

O grande destaque competitivo a nível internacional foi Ioannis Drymonakos, nadador olímpico grego que já ganhou sete medalhas europeias e foi sete vezes finalista em competições mundiais. No decorrer da prova evidenciou-se a diversidade de idades entre os participantes, sendo que o atleta mais jovem, com apenas 17 anos, participou na prova de natação, enquanto o atleta mais velho, com 63 anos, completou os três dias na distância média. Por curiosidade, dos participantes cerca de 75% eram do género masculino e 25% feminino.

O TRITON World Series foi também marcado pela sua forte política de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) no âmbito da inclusão social, através da participação de atletas com capacidade motora reduzida e da responsabilidade ambiental, uma vez que o evento, em parceria com a Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP), instalou fontes de água potável para atender às necessidades de hidratação dos participantes, que utilizaram copos de silicone, também disponíveis nas estruturas referidas com o objetivo de reforçar o consumo consciente de água potável e a eliminação de plásticos de uso único durante as provas.

 

A terceira edição do TRITON World Series está prevista para decorrer em março de 2025, em Lisboa. A partir de 2025, a prova irá qualificar os 10 atletas masculinos e femininos melhor classificados para a final mundial do TRITON World Series.

 

Conheça aqui os vencedores da edição de 2023:

 

Prova TRITON Short - Feminino

  1. Marina Zaborskaya (PT)
  2. Gizela Rakowska (PL)
  3. Helena Ribeiro (PT)
  4. Cora Dorst (NL)
  5. Mariana Duarte (PT)

 

Prova TRITON Short - Masculino

  1. Marco Costa (ES)
  2. Luis Assunção (BR)
  3. Rúben Fagundes (PT)
  4. Gonçalo Gameiro (PT)
  5. Pedro Coutinho (PT)

 

Prova TRITON Middle - Feminino

  1. Sara Colaço (PT)
  2. Jeane Abreu (BR)

 

Prova TRITON Middle - Masculino

  1. José Gutierrez (ES)
  2. David Alfeirão (PT)
  3. Luis Santos (PT)
  4. Francisco Dias (PT)
  5. Bruno Urbano (PT)

 

Prova TRITON Long - Feminino

  1. Carmen Mueller (CH)
  2. Leticia Lopez (ES)

 

Prova TRITON Long - Masculino

  1. Bruno Rolim (PT)
  2. João Caçador (PT)
  3. Stefano Silvestre (PT)
  4. Luis Insua (ES)
  5. Diogo Pereira (PT)
     

Periodicidade Diária

domingo, 25 de fevereiro de 2024 – 07:20:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...