15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Portugueses na Taça do Mundo de Huatulco

Bruno Pais, Hugo Ventura e Miguel Arraiolos são os representantes nacionais na terceira ronda da Taça do Mundo de Triatlo, que no próximo domingo se disputa em Huatulco, no México.

Conhecida por ser uma das provas mais duras do circuito mundial a prova de Huatulco é de boa memória para Bruno Pais que ali conquistou a Medalha de Bronze em 2011. Por seu turno, Miguel Arraiolos e Hugo Ventura também partem com o objectivo de tirar o melhor partido da dureza do percurso e do forte calor que se fará sentir.

Como vem acontecendo há já alguns anos, são muitos os bons “ciclistas” do Triatlo Mundial que se apresentam em Huatulco com o objectivo de potenciar as suas probabilidades de somar pontos ITU e subir nos rankings mundiais. Exemplo disso é a presença de Ivan Raña (Espanha), um dos mais galardoados triatletas mundiais e que terminou já uma Volta a Portugal em bicicleta. Numa altura em que vai abraçando as provas de longa distância. Raña procura adaptar-se às condições de calor que certamente encontrará no Ironman do Hawaii.

Outros dos grandes adversários dos atletas nacionais será o francês Aurélien Raphael. Conhecido das suas participações em Portugal (venceu em Quarteira em 2012 e foi segundo em 2013), Raphael é um dos atletas que melhor combina a natação com ciclismo e que certamente será um dos primeiros líderes da prova. Resta saber se, ao contrário da sua participação em 2012, terá capacidade para não sucumbir ao calor e ao desgaste induzido pelo percurso de ciclismo.

Por seu turno, os atletas sul-americanos, têm demosntrado que no seu ambiente podem lutar lado a lado com os melhores atletas mundiais, pelo que os nomes de Sérgio Sarmiento (México), Crisanto Grajales (México), Leonardo Chacon (Costa Rica) e Carlos Quinchara Forero (Colômbia) devem sempre figurar entre os favoritos.

Outro dos atletas em torno de quem há grande expectativa é Lukas Verzbicas. Depois de um grave acidente enquanto treinava ciclismo, o jovem norte-americano procura recuperar a boa forma.

Quanto aos portugueses, é conhecida a sua capacidade de obter bons resultados em condições de calor e humidade. Acresce que, com um segmento de ciclismo tão duro, e um nível desportivo semelhante, a o trio nacional poderá unir-se para fazer uma correcta gestão dos seus recursos e assim garantir uma boa colheita de pontos ITU, determinantes no acesso às provas do Campeonato do Mundo.

Para Hugo Ventura, um bom nadador e excelente ciclista, esta será a sua estreia em provas da Taça do Mundo. No entanto, o seu desempenho individual poderá ser afectado pelo trabalho que, eventualmente, tenha de desenvolver em em prol dos colegas de equipa Bruno Pais e Miguel Arraiolos, dois atletas que, em muitas circunstâncias demonstraram ser capazes de render ao mais alto nível após um segmento de ciclismo violento.

A equipa nacional está desde o início da semana em Huatulco e encontra-se bem adaptada, tanto ao fuso horário como às condições meteorológicas. A prova terá início às 10:45 locais do próximo domingo (dia 19), 6 horas mais em Portugal (16:45), podendo ser acompanhada, com classificações em tempo real, a partir do site da ITU, em www.triathlon.org.  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 18:45:23

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...