15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Portugueses no Campeonato do Mundo de Longa Distância

A cidade de Belfort, no nordeste de França, acolhe ao longo do próximo fim-de-semana os Campeonatos do Mundo de Longa Distância. Uma competição a disputar na distância de 4000 metros de Natação, 120Km de ciclismo e 30Km de corrida onde Portugal estará representado pelos Elites José Estrangeiro e Vanessa Pereira e ainda por 5 atletas nos Age-Groups.

Ao longo dos últimos dias a principal preocupação da organização destes Campeonatos do Mundo de Longa Distância tem sido a de se acautelar para a possibilidade de as condições climatéricas no dia do evento poderem ser de tal forma adversas que o segmento de natação venha a ser anulado, provocando uma alteração de modelo competitivo, passando a prova a disputar-se num formato de Duatlo. Acontecer, não seria a primeira vez mas traria seguramente uma mudança no perfil dos atletas capazes de lutar pelas primeiras posições.

Tanto para José Estrangeiro, como para Vanessa Pereira esta será a segunda participação em Mundias de Longa Distância, depois de no ano passado em Vitória-Gasteiz se terem classificado, respectivamente, na 13ª e 14ª posição.

Este ano, em Belfort, e para além das condições climáticas, os atletas vão ainda encontrar uma lista de adversários de grande qualidade, como são os casos do luxemburguês Dirk Bockel (3º em Vitória e 4º no IM Hawaii 2011), do Neo-Zelandês Terenzo Bozzone (Campeão do Mundo de Ironman 70.3), do dinamarquês Jens Toft (3º no recente Europeu de Half-Distance de Barcelona) e claro, dos franceses Stephan Poulat, Sylvain Soudrie, Roman Guillame e Bertrand Billard que irão certamente tentar aproveitar da melhor forma o longo segmento de natação e ciclismo para se distanciarem dos adversários.

Depois de uma carreira nos escalões Júnior e Sub23 com diversos títulos internacionais, José Estrangeiro tem vindo a investir nas provas de longa distância com resultados de muito nível e estará certamente motivado para melhorar a sua prestação de 2012.

No sector feminino, adivinha-se uma prova igualmente emocionante. Na linha de partida, como grandes candidatas ao triunfo surgem as três primeiras classificadas do Mundial 2012: a suiça Caroline Steffen (e 2º classificada no Ironman Hawaii 2011), a dinamarquesa Camila Pederson (recente Campeã da Europa de Half-Distance em Barcelona) da britância Jodie Swallow. A este elenco, junta-se Virgina Berasategui (3ª classificada no Ironman Hawaii de 2009). Depois de diversos títulos alcançados a nível amador, a portuguesa Vanessa Pereira assumiu a modalidade com redobrado nível de compromisso, apostando na sua experiência e consistência para estar entre as primeiras.

A prova do escalão Elite Masculino arranca pelas 08:00 do próximo sábado, dia 1 de Junho. Apenas três minutos depois é dada a partida para as atletas do género feminino e logo depois parte os pelotões dos diferentes Age-Groups.

Para além dos dois atletas Elites, Portugal estará ainda representado pelos seguintes Age-Groupers:

  • Cecília Shinn (35-39 F)
  • Rui Costa (35-39 M)
  • Sérgio Dias (35-39 F)
  • Sónia Quintela (40-44 F)
  • Miguel Fragoso (45-49 M)
 
Refira-se que Sérgio Dias estará em Belfort a defender o título mundial do escalão 35-39 que em 2012 alcançou. Por seu turno, também Cecília Shinn e Sónia Quintela alcançaram medalhas no Mundial de Vitória-Gasteiz, respectivamente de Prata e Bronze nos escalões 35-39F e 40-44F. 

Periodicidade Diária

domingo, 7 de março de 2021 – 02:46:02

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...