18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugueses no Mundial de Hamburgo

Hamburgo recebe no próximo fim-de-semana a quarta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite (World Championship Series). Portugal estará representado por quatro atletas na competição masculina: João Silva, Duarte Marques, João Pereira e Bruno Pais.

Com os líderes do mundial de triatlo ausentes (Alistair Brownlee e Paula Findlay) de Hamburgo as provas masculina e feminina apresentam-se muito abertas e competitivas. Portugal conseguiu colocar na startlist os quatro atletas que tem no Projecto de Preparação Olímpica do COP: João Silva, Bruno Pais, João Pereira e Duarte Marques. A prova masculina vai ter lugar às 13:06 de Sábado (hora portuguesa).

Portugal esteve representado em todas as etapas do Campeonato do Mundo. Na primeira etapa, disputada em Sydney, estiveram João Silva (8º classificado) e Bruno Pais (não terminou). Já na segunda etapa, disputada em Madrid, estiveram presentes João Silva (27º classificado), Bruno Pais (44º classificado), Duarte Marques (46º classificado) e João Pereira (não terminou). Finalmente, na terceira ronda do mundial que foi disputada em Kitzbuhel, na Áustria apenas Duarte Marques esteve presente, tendo terminado a prova na 33ª posição.

A época 2011 está no seu ponto alto e os portugueses ocupam lugares importantes dos Rankings Mundiais. Se os Jogos Olímpicos fossem hoje, Portugal estaria representado no sector masculino com três atletas. Algo que apenas 8 países podem fazer. Neste ranking de países Portugal é o 6º classificado atrás de Grã-Bretanha, Rússia, Alemanha, Austrália e França.

 Entre os grandes candidatos ao triunfo incluem-se Campeão do Mundo em título, o espanhol Javier Gomez, e vários dos elementos da equipa alemã (que apresenta 7 elementos), liderados pelo Campeão Olímpico Jan Frodeno. O segundo país com mais atletas em competição é a Rússia, que tem 6 atletas na startlist masculina e apresenta Bryukhankov e Polyansky como principais figuras. Os britânicos apresentam Tim Don e Will Clarcke como grandes candidatos ao triunfo. Há ainda a destacar o suiço Sven Riederer (conquistou já dois pódios na três etapas disputadas na WCS 2011) e os franceses Hauss e Vidal.

Portugal, com os seus 4 elementos, é também um dos países com mais atletas em competição. João Silva, actualmente no 9º lugar do Ranking de Qualificação Olímpica é o melhor colocado deles. Neste ranking seguem-se Bruno Pais (na 30ª posição), João Pereira (na 33ª) e Duarte Marques na 63ª posição.

À semelhança do sucedido em Kitzbuhel, também a prova de Hamburgo vai contar com a presença do duas vezes vencedor do Ironman do Hawaii, Chris McCormack, que depois de um estágio com a equipa australiana en Aix-les-Bains mantem a sua tentativa de ir aos Jogos Olímpicos de Londres.

A competição feminina terá lugar no domingo, sem que Portugal tenha atletas presentes na prova.  
 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:53:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...