Portugal Campeão da Europa Youth Feminino

A manhã do primeiro dia de competições nos Europeus de Águilas (Espanha) foi dedicada às provas nos escalões Youth. Portugal alinhou com quatro formações (duas masculinas e duas femininas) nos campeonatos mais disputados de sempre e obteve também os melhores resultados da sua história.
 
 À tarde entraram em acção os atletas do escalão sub23. No sector feminino Anaís Moniz terminou na 24ª posição. No sector masculino João Silva foi o 14º classificado, numa prova onde Portugal contou ainda com Pedro Mendes, Pedro Laginha, Gil Maia e João Amorim.
 
 Campeonato da Europa Youth
 
 Os Campeonatos da Europa no chamado escalão Youth (escalão em que podem competir atletas do último ano de Juvenil e os Cadetes) são disputados no formato de equipas de três elementos, cumprindo, cada elemento, uma prova na distância de 300 metros de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. Este ano, e pela primeira vez, Portugal alcançou o título europeu no escalão. O feito foi conseguido na competição feminina e por intermédio da equipa composta por Melanie Santos, Sara Tenrinho e Luísa Condeço.
 Apesar de um furo sofrido pela atleta da segunda equipa nacional, esta terminou concluiu a prova na 9ª posição. As atletas que componham esta formação foram Érica Cardigo, Andreia Ferrum e Maria Eduarda Vidigueira. O pódio feminino ficou completo com a França e a Grã-Bretanha.
 
 Tal como sector feminino, também nos masculinos os jovens atletas nacionais mostraram ser capazes de ombrear com os melhores europeus. Portugal alinhou com duas formações e, tanto uma como outra, andaram sempre nas primeiras posições. No final, a medalha escapou por muito pouco. Portugal terminou na 4ª e 5ª posição. Cada uma destas equipas foi composta por, respectivamente: Rafael Domingos, Ricardo Jorge e Luís Ferreira e David Luís, Miguel Cassiano e Luís Monteiro. A vitória no sector masculino coube à França, seguida por Hungria e Noruega.
 
 Campeonato da Europa Sub23
 

 Anaís Moniz foi a representante nacional na prova feminina. Nesta prova, tal como sucederia horas mais tarde na prova masculina, assistiu-se um ritmo muito vivo na natação que provocou diversos cortes no pelotão. A atleta suíça Celine Schaerer foi quem mais arriscou na fase inicial da prova cumprindo um excelente segmento de natação e isolando-se durante os 40km do segmento de ciclismo. Por seu turno, Anaís Moniz, integrou um segundo grupo tendo desempenhado um papel activo na tentativa de diminuir a diferença para a líder.
 
 Apesar de todo o empenho da suíça a classificação final sofreria grande alteração no segmento de corrida graças aos excelentes desempenhos da francesa Casan Ferrer (que venceu) e das russas Alexandra Razarenova e Elena Danilova que ficaram, respectivamente, na 2ª e 3ª posição. A portuguesa Anaís Moniz terminou a prova na 24ª posição.
 
 Seguiu-se a competição masculina. Uma prova para a qual o português João Silva partia como campeão em título. Uma vez mais, e à semelhança do que aconteceu nos Jogos Olímpicos, o eslovaco Richard Varga impôs um ritmo elevadíssimo dentro de água provocando o fraccionamento do pelotão. Pedro Mendes fez um excelente segmento de natação e integrou primeiro grupo do qual faziam parte os franceses Le Corre (o vencedor da Taça da Europa de Quarteira) e Pujades, o britânico Bishop e os russos Bryukhankov, Vasiliev e Polyanskiy. Conscientes de que os melhores corredores, como João Silva, Fernando Alarza e Mário Mola vinham a uma curta distância, o grupo da liderança mostrou um entendimento e empenho verdadeiramente exemplar, conseguindo deixar à distância os principais favoritos.
 
 Assim, a decisão de quem sucederia a João Silva como Campeão da Europa Sub23 foi feita entre os integrantes do grupo da liderança. Num apertado sprint final foi o francês Pierre LeCorre que levou a melhor sobre Richard Varga. No terceiro lugar do pódio ficou o britânico Thomas Bishop. João Silva ainda recuperou várias posições no segmento de corrida tendo terminado na 14ª posição. Seguiu-se, na 19ª posição, Pedro Mendes. Pedro Laginha Palma foi 33º, Gil Maia 37º e João Amorim 40º.
 
 Os resultados completos estão disponíveis em www.triathlon.org
 
 Em Águilas, disputa-se hoje uma prova da Taça da Europa Júnior com presença dos portugueses Ana Machado, Alexandre Nobre, Filipe Azevedo, Pedro Gaspar, Ricardo Calado e Ruben Tavares. Também hoje, mas no Brasil, disputa-se o Campeonato Ibero-Americano de Triatlo com a presença de João Pereira e Miguel Arraiolos.
   

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...