Pedro Laginha Palma e Ana Filipa Santos vencem etapa de Vila Viçosa do CN Clubes

Pedro Laginha Palma e Ana Filipa Santos foram os mais rápidos a cumprir os 1500 metros de natação, 40Km de ciclismo e 10Km de corrida que compunham a 15ª edição do Triatlo de Vila Viçosa. Uma prova integrada no Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo (9ª etapa) cujos resultados permitiram ao CD os "Águias" de Alpiarça reforçar a sua liderança na competição em ambos os géneros.
 
Ainda que as distâncias da prova tenham sido idênticas às usadas no Triatlo Olímpico, a prova de ontem teve uma característica especial: ao contrário do habitual, o segmento de ciclismo foi disputado como nos contra-relógios (sem drafting), um formato que confere um peso acrescido ao segmento de ciclismo e que naturalmente tem reflexo na capacidade dos atletas enfrentarem os 10km de corrida finais.
 
Prova Masculina
 
A formação masculina do Águias de Alpiarça posicionou-se bem logo nos 1500 metros de natação iniciais, com Rui Tenrinho, Paulo Júnior, Antón Ruanova e Duarte Marques e outros a integrarem um grupo onde estava também Pedro Laginha Palma, e o vencedor da edição 2012 da prova, Filipe Azevedo (Sporting CP). Atrás deste grupo surgiam Bruno Pais (SL Benfica) e João Ferreira (Sporting CP) que rapidamente procuraram anular a vantagem para os homens da frente.
 
Com o segmento de ciclismo a ter um peso acrescido no resultado, Bruno Pais anular prontamente a desvantagem de 42 segundos que tinha à saída da água e juntou-se à frente da prova, onde Pedro Laginha Palma, Duarte Marques e Antón Ruanova se iam mostrando em bom plano.
 
No segmento de corrida final, já por si bastante exigente e ontem ainda marcado pelo calor, assistiu-se a uma grande corrida do homem do Clube dos Galitos, Pedro Laginha Palma, que lhe valeu a segunda vitória absoluta na temporada 2013 e a primeira em provas do Nacional de Clubes. No segundo lugar ficou o atleta do país vizinho ao serviço do Águias, Antón Ruanova e Bruno Pais completou o pódio.
 
Com um bom desempenho colectivo, o "Águias" de Alpiarça averbou uma importante vitória colectiva, já que a prova de Vila Viçosa é uma das que possui um peso acrescido na classificação do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo. O pódio colectivo ficou completo com o SL Benfica e Sporting CP.
 
Prova Feminina
 
Liliana Alexandre (Sporting CP) foi a mais rápida a cumprir o segmento de natação, mas imediatamente no seu encalço surgiam Andreia Ferrum e Sara Tenrinho (ambas do CD "Águias" de Alpiarça). Seguiam-se Katarina Larsson (Sporting CP) e já a 4 minutos da frente, Ana Filipa Santos (CD "Águias" de Alpiarça).
 
No entanto, uma vez no segmento de ciclismo Ana Filipa Santos iniciou uma recuperação que a levaria a chegar à segunda transição já na terceira posição, atrás de Katarina Larsson e de Andreia Ferrum.
 
Na corrida final, Ana Filipa Santos manteve o bom andamento e averbou a 5ª vitória absoluta na presente temporada. Com uma corrida de bom nível, Andreia Ferrum conseguiu ultrapassar Katarina Larsson, relegando a atleta do Sportin para o terceiro lugar do pódio.
 
Em termos colectivos a formação do Águias venceu em Vila Viçosa e dilatou a sua vantagem sobre o Garmin Olímpico de Oeiras (que ontem não pontuou) e Sporting CP, que ontem foi a segunda formação.  

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...