15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Pedro Mendes 5º na Taça da Europa de Banyoles

Pedro Mendes alcançou hoje seu melhor resultado da carreira ao terminar a prova na 5ªposição, a menos de um minuto do vencedor, o espanhol Fernando Alarzado (que já este ano havia ganho em Quarteira). Em prova estiveram ainda João Serrano (21º), Rafael Ribeiro (29º) e Filipe Azevedo (38º).
 
 
A participação nesta terceira etapa da Taça da Europa de Triatlo Elite surgia no calendário como uma importante etapa no processo de preparação para o Campeonato da Europa de Triatlo do Escalão Sub23, agendado para o final do mês de Junho em Holten na Holanda. Desta forma,Portugal alinhou em Banyoles com uma equipa composto por 4 atletas ainda sub23 que enfrentaram um pelotão de grande qualidade, do qual faziam parte alguns dos atletas sensação do momento, como era o caso de vencedor do Triatlo de Quarteira, o espanhol Fernando Alarza.
 
O segmento de natação foi uma das chaves da prova. Ao longo dos 1500 metros de natação, o espanhol Marco Rivera impôs um ritmo muito forte que estirou o grupo da frente. Assim, à saída do parque de transição ficava na frente um grupo com 18 unidades, do qual faziam parte Pedro Mendes e João Serrano. Do grupo imediatamente a seguir, faziam parte Filipe Azevedo e Rafael Ribeiro, que de imediato procuraram anular os 20 segundos que os separavam da frente.
 
Conscientes do perigo que representavam corredores como Davide Uccellari (que seguia no grupo de Azevedo e Ribeiro) os demais candidatos ao triunfo impuseram um ritmo vivo, chegando à segunda transição com 1:40 de vantagem.
 
Assim que iniciaram os 10.000 metros de corrida finais, Fernando Alarza colocou-se e paulatinamente foi deixando adversários para trás. Um dos que mais réplica ofereceu a Alarza foi Pedro Mendes, que se manteve na companhia Pierre Le Corre (Campeão da Europa Sub23) até aos últimos metros, discutindo com ele o quarto lugar.
 
Desta forma, Alarza averbou a segunda vitória internacional da temporada (Quarteira foi a primeira), o francês Aurélien Lebrun foi o segundo classificado e o também espanhol Vicente Hernandez (terceiro em Quarteira) completou o pódio. Por seu turno, Pedro Mendes terminava na quinta posição, logo atrás de um melhores atletas franceses do momento, Pierre Le Corre. Pouco mais de 2 minutos depois, João Serrano cruzava a linha de meta, na 21ª posição, a apenas um lugar de pontuar para o Ranking ITU. Seguia-se Rafael Ribeiro na 29ª posição e Filipe Azevedo na 38ª.
 
Com o resultado de hoje, Pedro Mendes, averbou 146 pontos para o Ranking ITU, um resultado que levará do lugar 410 ao lugar 265 do Ranking Mundial.  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 5 de março de 2021 – 16:10:58

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...