15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Pamella Oliveira e Vasco Pessoa vencem em Rio Maior

A cidade de Rio Maior recebeu esta manhã a terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. Tanto no sector feminino, como no masculino o domínio pertenceu aos Águias de Alpiarça.
 
No lado feminino, a olímpica Pamella Olivera isolou-se na primeira corrida e a aproveitou bem o segmento de ciclismo para dilatar a sua vantagem sobre Cristiana Valente e Luísa Condeço. Com a queda da atleta do Galitos na transição Condeço ficou isolada na segunda posição e Rita Maria Lopes completou o pódio.

No sector masculino o segmento de ciclismo foi decisivo no estabelecimento de um grupo composto pelo madeirense Ricardo Gouveia e por três homens do Águias: Vasco Pessoa, Ricardo Calado e Bruno Matheus. Na corrida final, Pessoa partiu muito forte e garantiu a sua quarta vitória em competições nacionais. O segundo lugar ficou com Ricardo Calado e Matheus completou o pódio.

A competição masculina

O ainda júnior Ricardo Calado (CD "Águias" de Alpiarça) foi o primeiro de um grupo com 6 elementos a entrar no parque de transição. Logo depois surgiam o cadete João Ferreira Pereia (GDR Manique de Cima), Daniel Martins (AMCR Fonte Grada), Vasco Pessoa, Rafael Ribeiro e Bruno Matheus (todos do "Águias" de Alpiarça). Desse grupo já não fazia parte Ricardo Gouveia (Ludens de Machico/ Ourinvest Talento Gótico). Conscientes do perigo que o madeirense poderia representar os atletas do "Águias" de Alpiarça imprimiram um ritmo muito vivo na corrida inicial.

Uma vez no segmento de ciclismo, Gouveia conseguiu fazer ponte até à frente e passou a ser ele a tentar deixar para trás os homens do Águias. Vasco Pessoa mostrou-se muito confortável e foi fechando os espaços para Ricardo Gouveia. Para além destes dois, na frente ficavam apenas Bruno Matheus e Ricardo Calado.

Assim que chegaram à segunda transição, Vasco Pessoa passou ao ataque e ganhou alguns metros de vantagem sobre os colegas de grupo. O atleta do Águias confessou que temeu "ter arrancado depressa de mais" mas acabou por se sentir bem e aumentar mesmo a vantagem sobre os perseguidores. Depois de um bom arranque de Ricardo Gouveia foram Ricardo Calado e Bruno Matheus quem no final se mostraram mais fortes e ocuparam os lugares do pódio.

A competição feminina

A prova feminina apresentou uma start list muito interessante. A triatleta olímpica em Londres 2012 do Águias, Pamella Oliveira, partia como favorita mas estava obrigada a deixar para trás as restantes vencedoras das provas de duatlo 2013, Cristiana Valente, Luísa Condeço e Rita Maria Lopes.

A brasileira partiu forte e conseguiu ganhar 28 segundos na corrida inicial para Cristiana Valente. Pouco depois, depois entrava na transição a ainda cadete, Luísa Condeço. Seguiam-se Ana Filipa Santos (CD "Águias" de Alpiarça) e Rita Maria Lopes (Amiciclo).

Uma vez no segmento de ciclismo, Pamella Oliveira conseguiu aproveitar da melhor forma o andamento de alguns atletas masculinos e foi dilatando a vantagem sobre as adversárias. Atrás dela, assistia-se à junção de Luísa Condeço a Cristiana Valente.

Desta forma, Pamella Oliveira pode enfrentar os 2500 metros finais com algum conforto. Ainda na transição a Campeã Nacional caiu e foi obrigada a abandonar, ficando Luísa Condeço isolada na segunda posição. Depois da sua vitória em Arronches, Rita Maria Lopes (Amiciclo) conquistou o terceiro.

O CD "Os Águias" de Alpiarça venceu colectivamente tanto no sector masculino, como feminino e aumentou a sua vantagem no Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo.

Garmin Olímpico de Oeiras e o Sport Lisboa e Benfica completaram o pódio colectivo feminino. No lado masculino, o pódio ficou completo com Garmin Olímpico de Oeiras e DAR- FERMAQ.

Prova Aberta

O dia de hoje arrancou com a disputa de uma Prova Aberta, na distância super-sprint, ganha por Filipe Azevedo (Sporting CP) e Alexandra Santos (CD "Águias" de Alpiarça).

A prova de hoje foi uma organização conjunta do Munícipio de Rio Maior, DESMOR e FTP.
  

Periodicidade Diária

domingo, 7 de março de 2021 – 03:13:00

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...