15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Octávio Vicente vence Duatlo do Sistema Solar - Estremoz

Disputou-se domingo em Estremoz o I Duatlo do Sistema Solar, uma prova com características especiais, pontuável para a Taça PORterra e que consagrou Octávio Vicente (NS Golegã) como grande vencedor. No segundo lugar ficou Custódio António (Garmin Olímpico Oeiras) e Hugo Ventura (Clube dos Galitos) completou o pódio. A prova foi disputada na distância de 12.3Km de corrida, 73km de BTT e de 8.2Km na corrida final. No dia anterior (sábado) disputaram-se também uma Prova Aberta (onde venceram Mafalda Costa e Bruno Neves) e uma Prova Jovem (ganha pela ETri G. D. Santo António Évora).

Ao longo do fim-de-semana a ciência e o desporto deram as mãos, proporcionando aos participantes nas provas uma visita ao Sistema Solar. O percurso da prova principal, pontuável para a Taça de Portugal PORterra, assentou numa representação à escala 1 : 414 000 000, do sistema solar, levando os atletas a passar por todos os planetas do sistema solar que o Centro de Ciência Viva e a Câmara Municipal de Estremoz dispuseram pelo município.

Para além da prova principal, o evento, organizado pela da Câmara Municipal de Estremoz, do Centro de Ciência Viva de Estremoz, Escola de Triatlo de Santo António e da Federação de Triatlo de Portugal, contou ainda com uma Prova Aberta e uma Prova Jovem, pontuável para o Circuito Regional Jovem do Sul. Os vencedores da Prova Aberta foram Mafalda Costa (Triatlo “OsBelenenses”) e Bruno Neves. No triatlo jovem a vitória coube à Escola de Triatlo do GD Santo António de Évora, que contou com a presença de 15 jovens atletas.

Pelas 10:00 de domingo foi dada a partida para a 8ª etapa da Taça de Portugal PORterra. A primeira corrida, na extensão de 12.300 metros foi disputada em estrada, num percurso ondulante, característico da paisagem alentejana. Marco Costa (Garmin Olímpico de Oeiras) liderou um grupo de cinco elementos que entrou compacto na transição 1. Para além de Costa, este grupo incluía o seu colega de equipa Custódio António, Rafael Gomes (Sporting CP), Luís Almeida (igualmente do Olímpico de Oeiras) e Tiago Teixeira (Clube dos Galitos). Imediatamente a seguir surgia Hugo Ventura (Clube dos Galitos), seguido do seu colega de equipa João Pereira, João Saúde (C. Ferroviário Vendas Novas), Luís Cancela e Octávio Vicente (ambos do Núcleo Sportinguista da Golegã).

O segmento seguinte consistia de 73Km de BTT, num percurso com alguma dureza que se revelaria decisivo para a definição dos resultados. Octávio Vicente teve uma prestação brilhante, mostrando um grande à vontade nos trilhos que lhe permitiu aproxima-se da liderança da prova. Uma vez ai chegado, o atleta de Abrantes não se deteve: manteve a toada e vou aumentando a sua vantagem para a concorrência, amealhando tempo importante para uma correcta gestão dos 8.300 metros de corrida finais.

Assim, à segunda transição chegava o atleta do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã, com praticamente 6 minutos de vantagem sobre João Pereira. Na terceira posição chegava Hugo Ventura e, já a 16 minutos do líder, entrava Custódio António.

Com mais de 3 horas de esforço o desgaste começou a instalar-se e veio ao de cima a maior experiência de alguns. Neste particular, destaque para Custódio António que conseguiu o melhor parcial na segunda corrida que o levou até à segunda posição, atrás apenas de Octávio Vicente, que averbou a primeira vitória absoluta numa competição nacional. No terceiro lugar pódio ficou Hugo Ventura, que ainda ultrapassou o seu colega de equipa João Pereira. Quem também recuperou na segunda corrida foi Luís Almeida, que terminou na 4ª posição, logo à frente de João Pereira, o 5º classificado.

Colectivamente, a vitória coube ao Garmin Olímpico de Oeiras, que assim se coloca na liderança da Taça de Portugal PORterra, por ultrapassagem ao Núcleo Sportinguista da Golegã, que foi a segunda equipa nesta prova. O pódio colectivo ficou completo com o Clube dos Galitos. Com o quarto lugar ontem alcançado o Peniche Amigos Clubes, sobe à terceira posição da competição.
  

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 10:54:40

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...