15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Forte correnteza atrasa barcos na última etapa da Volvo Ocean Race

As sete equipes encontram dificuldades para navegar rápido no primeiro dia da nona perna. Chegada no pit-stop de Haia, na Holanda, deve ocorrer até sexta-feira (19)

 

"É como se tivesse um monstro debaixo do barco. Ele faz o que quer com o veleiro. A corrente atrapalha os atletas e sacode o barco". Essas foram as palavras do repórter a bordo do Abu Dhabi Ocean Racing, Matt Knighton. As primeiras 24 horas da nona etapa da Volvo Ocean Race foram lentas. Os times deixaram Lorient, na França, com destino a Gotemburgo, na Suécia. Um pit-stop está programado no meio do caminho em Haia, na Holanda. A última perna do campeonato definirá os medalhistas de prata e bronze, já que o Abu Dhabi Ocean Race é o vencedor por antecipação.

 

A tal corrente parecida com um monstro foi registrada pelas equipes na ponta mais ocidental da França. "Parece que a água ferve. Rios de corrente passam junto ás manchas de água parada, como tapetes no mar. A maré mudou e nós estamos apenas tentando passar", complementou Matt Knighton

 

Para complicar ainda mais, o vento é bem fraco desde a saída de Lorient. Média de 3 a 4 nós de velocidade. A última parcial da tarde desta quarta-feira (17) indicava Team Alvimedica em primeiro lugar, seguido por MAPFRE e Dongfeng Race Team logo atrás.

 

As meninas do Team SCA foram as mais ousadas. Elas não rodearam a Ile de Seine por fora como o resto dos barcos e sim atravessaram o estreito canal francês. "O barco começou a se mover em várias direções. Com o vento fraco, a gente ia para várias direções por causa da corrente muito forte", contou a repórter Anna-Lena Elled. O Team SCA é o quinto nesta etapa provisoriamente.

 

O vento deve aumentar nas próximas horas e subir de 15 a 22 nós. A previsão é que a flotilha chegue a Haia entre a tarde de quinta-feira (18) e a madrugada de sexta-feira (19). Eles param por 24 horas na Holanda e deixam o porto com destino a Gotemburgo na sequência em que chegaram.

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 15:08:40

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...