15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Campeonato de Vela Nacional traz espetáculo à costa de Matosinhos

No próximo fim de semana, de 17 a 19 de julho, a costa de Matosinhos vai receber cerca de 30 veleiros com comprimento entre os 8 e os 15 metros, no âmbito do Campeonato de Portugal e Ibérico de Cruzeiros ORC organizado pelo Clube de Vela Atlântico (CVA). As provas serão disputadas no campo de regatas de Matosinhos, e haverá também uma regata costeira até à Póvoa de Varzim. Um verdadeiro espetáculo para apreciar e acompanhar à beira mar. São esperados para esta competição cerca de 300 velejadores, sendo que cada barco tem tripulações variáveis entre 5 e 11 membros, com campeões nacionais de várias categorias. A iniciativa é uma organização conjunta com a Federação Portuguesa de Vela e Real Federacion Española de Vela.

 

O Winedeckde José Carlos Pestana, o Milaneza de Rui Amorim, o Plano B de Nuno Ribas Amado, o Super Açor de Gonçalo Botelho, campeão nacional de ORC B, o Xekmatte de José Carlos Prista, também diversas vezes campeão nacional na classe ORC A e o Fifty de Rui Ramada Barros, em representação do Monte Real Clube de Yates de Baiona, são algumas das presenças confirmadas.

 

O diretor do Clube de Vela Atlântico, Nuno Amado, considera que “esta é a prova rainha em Portugal da competição de Cruzeiros, e nas diferentes tripulações estão os melhores atletas nacionais o que garante uma maior competitividade à prova. O CVA está a fazer um grande esforço para que este campeonato seja um espetáculo para o público em geral e que traga para a costa de Matosinhos muitos curiosos e apaixonados por desportos náuticos”, conclui.

 

A competição de Cruzeiros ORC está distribuída por três categorias distintas: ORC A, ORC B e Classe SportBoat e vai ser disputada em quatro regatas Barlavento/Sotavento e uma regata costeira de 24 milhas, para as classes A e B, e em seis regatas para as classes SportBoats. Apesar do evento consagrar o campeão nacional de cruzeiros ORC, está prevista, paralelamente, outra prova aberta a participantes de outras classes (Sb20, Platu25, Dragões e Open) no âmbito da 2ª All Aboard Sailing Cup.

 

Associado ao campeonato existe um vasto programa social com a realização da segunda edição da festa “All Aboard”, no dia 18 de julho, pelas 24h00. Após o jantar, serão homenageados atletas e sócios do clube que mais se destacaram no último ano desportivo.

 

O CVA é o clube de vela português com mais títulos conquistados nesta época. “Em 2015, o Clube de Vela Atlântico foi de longe o clube com melhores resultados a nível nacional para além do facto de sermos o clube com mais atletas apurados para provas internacionais e dos poucos que tem representatividade em todas as principais classes”, explica Nuno Amado.

 

Programa Desportivo

Dia 17 – Largada da1ª Regata do dia: 15h00

Dia 18 – Largada da 1ª Regata do dia: 11h00

Dia 19 – Largada da 1ª Regata do dia: 12h00

 

Programa Social

Dia 17 – Regata Dinner: 20h30

Dia 18 – All Aboard Dinner: 20h30 | All Aboard Party: 24h00

Dia 19 – Entrega de Prémios: 17h30

Periodicidade Diária

segunda-feira, 8 de março de 2021 – 06:05:30

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...