18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Abu Dhabi define primeiro ‘repórter a bordo’ da Volvo Ocean Race 2014-15

O experiente jornalista britânico Tom Bushell, de 31 anos, foi anunciado como repórter a bordo da equipe Abu Dhabi Ocean Race para a edição 2014-15 da Volta ao Mundo. Em janeiro deste ano, a organização da Volvo Ocean Race lançou uma campanha para recrutar profissionais de mídia para acompanhar a regata dentro do barco com os velejadores. Mais de 2.000 currículos de todo planeta foram enviados e o primeiro escolhido foi Tom Bushell após seguidos testes. A função, antigamente batizada de tripulante de mídia, é rotulada como o melhor e o pior trabalho do mundo, pois os profissionais encaram condições extremas de tempo e temperatura ao lado dos velejadores nos nove meses de competição.



"É difícil achar um trabalho jornalístico deste tipo no mundo. A função de repórter a bordo coloca você dentro do esporte", disse Tom Bushell, que está ansioso com o novo desafio na carreira.



O jornalista britânico emendou fazendo uma comparação com o futebol. "Quando um jogador perde um gol e fica com raiva, o jornalista não tem a mesma sensação do atleta. Já na Volvo Ocean Race com o Abu Dhabi Ocean Racing, eu vou viver a regata”.



A Volvo Ocean Race começa em outubro de 2014, em Alicante, na Espanha. As equipes vão percorrer 39.379 quilômetros pelos mares do mundo em nove meses de aventura.



A partir de fevereiro de 2014, Tom Bushell deixará o cargo de chefe de esportes da Radio Arabian Network. O apresentador, que é britânico, mas mora em Abu Dhabi, tem outros trabalhos de destaque na imprensa local.



"Estamos convencidos de que Tom tem as habilidades certas e personalidade para assumir este exigente cargo", disse o diretor de comunicações da Volvo Ocean Race, Jon Bramley. "É como ser um correspondente de guerra sem nenhuma chance de escapar da linha de fogo até você chegar em terra firme. É por isso que descrevo o cargo como o melhor e o pior emprego de mídia do mundo".



Os repórteres a bordo da Volvo Ocean Race serão desafiados a mostrar como é a vida dentro dos barcos Volvo Ocean 65.  "A ideia é ver o que se passa dentro do barco. Queremos ver quais são as dúvidas e os medos dos velejadores, ver os momentos de glória e as decepções", acrescentou Jon Bramley.



Cada repórter a bordo enviará diariamente vídeos, áudios, fotos e textos para ajudar a contar a história da regata e satisfazer os milhares de fãs da Volvo Ocean Race, que irão acompanhar tudo de suas casas. O conteúdo é distribuído por meio da televisão, internet, mídias sociais, rádio, jornais e revistas.



Vale acrescentar que o repórter a bordo não tem permissão para velejar, ou seja, ele não pode fazer nenhuma manobra no barco. Nas últimas duas edições, cada barco teve um tripulante de mídia para atualizar as informações da prova. Na última, apenas profissionais qualificados foram escolhidos para a função.



Até o momento, quatro equipes foram anunciadas para a edição 2014-15 da Volvo Ocean Race: Abu Dhabi Ocean Racing, Team SCA , Dongfeng Race Team e Team Brunel.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 13:02:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...