CVA certificado pelo programa Sailors of the Seas - Prática de vela reduz pegada ecológica
O Clube de Vela Atlântico (CVA) vai promover o primeiro evento do Clube com selo de sustentabilidade ambiental, após ter recebido a certificação “Clean Regattas” que visa a redução da pegada ecológica. É já no domingo, dia 20 de dezembro, na segunda regata do Troféu de Outono powered by OZ Energy, nas águas de Leixões. O objetivo durante a regata é manter o local livre de detritos, utilizar garrafas de água reutilizáveis para reduzir a dependência do plástico e reciclar.Para Nuno Amado, director do CVA, “acreditamos que podemos fazer a diferença, através destepasso que tem como finalidade a preservação dos mares e oceanos e a consequente redução do impacto ambiental”.
Após o evento o CVA pretende continuar a trabalhar com Sailors for the Sea e não se limitar à certificação ecológica das regatas. A Escola de Vela pretende abrir um novo programa de ensino complementar, o KELP – Kids Environment Lessons Plan, que tem como finalidade alertar e ensinar boas práticas ambientais aos mais novos.
O programa da Sailors of the Seas é único no mundo para a certificação ambiental de regatas e pretende mobilizar os velejadores contra a poluição e mau trato dos mares e oceanos. Educação e formação dos intervenientes, proposta e apoio na implementação e certificação do padrão são os três compromissos procurados pelo programa.
Troféu de Outono powered by OZ Energy
A regata começa às 12h00 no Clube de Vela Atlântico onde vão participar cinco classes: ORC, OPEN, SB20, Platu e Dragão. A primeira regata deste campeonato realizou-se a dia 15 de outubro e teve como vencedor o Winedeck de José Carlos Pestana de Vasconcelos em ORC, o MUI GIN de Pedro Barbosa na classe OPEN e na classe SB20 a vitória foi para o Family Affair de Diogo Cayolla e Francisco Oliveira.