15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

The Tall Ships Races Lisboa 2016 recebe navios de Bandeira Azul

 

Criar um evento azul e sustentável, bem como transmitir a responsabilidade de utilização dos recursos existentes é um dos grandes objetivos da organização

 

A The Tall Ships Races Lisboa 2016, maior evento náutico a acontecer em Portugal este ano, vai receber doze navios com bandeira azul, assumindo o compromisso com a preservação do mar e das espécies marinhas, bem como com a educação ambiental.

 

No lote de navios inscritos com bandeira azul, destacam-se duas embarcações portuguesas – a Caravela Vera Cruz e o Santa Maria Manuela.

 

O esquema de Bandeira Azul para navios de treino de vela de todo o mundo foi lançado, em 2010, pela Sail Training International em colaboração com a Fundação para a Educação Ambiental. O conceito, por sua vez, foi idealizado e criado pelo Diretor da APORVELA e ex-comandante do Navio Escola Sagres, Pedro Proença Mendes.

 

Curiosamente, o navio-escola Sagres, da Marinha Portuguesa, foi registado como a primeira adesão, em reconhecimento do seu papel no desenvolvimento do esquema de Bandeira Azul.

 

Estamos orgulhosos do papel da Sagres na promoção deste esquema para o mundo do treino de vela através Sail Training International. “Os oceanos do mundo são um recurso precioso e é nosso dever protegê-los e aos animais que neles vivem para o benefício das gerações futuras”, refere Pedro Proença Mendes, Diretor da APORVELA e ex-comandante do Navio Escola Sagres.

 

A cidade de Lisboa volta, este ano, a fazer parte da escala da The Tall Ships Races, recebendo os maiores veleiros do mundo e outras embarcações à vela no Terminal de Cruzeiros entre Santa Apolónia e o Terreiro no Paço de 22 e 25 de julho.

 

Com rotas entre vários países europeus, este ano a The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem início em Antuérpia e vai passar por mais três cidades: Lisboa, Cádiz e Corunha.

 

Um dos grandes objetivos do evento é colocar o país na rota da economia do mar, do crescimento azul e do desenvolvimento inteligente, sustentado e inclusivo.

 

A The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem como co-organizadores a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa e o Lisbon Cruise Terminals.

 

Lista de Navios com Bandeira Azul:

 

- Alexander Von Humboldt (Alemanha)

- Pogoria (Polónia)

- Lord Nelson (Reino Unido)

- Rupel (Bélgica)

- Caravela Vera Cruz (Portugal)

- Georg Stage (Dinamarca)

- ST IV (Estónia)

- Tomidi (Bélgica)

- Loa (Dinamarca)

- Santa Maria Manuela (Portugal)

- Gulden Leeuw (Holanda)

- Atyla (Vanuatu)

 

 

Sobre a The Tall Ships Races

 

A The Tall Ships Races, iniciada em 1956, é uma competição que consiste numa regata de grandes veleiros, com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, e que tem como missão promover o treino de Vela e Mar junto dos Jovens de todo o mundo.

 

A regata é organizada a nível internacional pela Sail Training International e tem lugar todos os anos em diversas rotas entre países europeus. A APORVELA é também responsável pela organização e realização náutica da escala da The Tall Ships Races em Lisboa, sendo membro-fundador da Sail Training International e sua representante em Portugal. 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 06:47:16

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...