15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Largou a XIX Edição da Regata Internacional Canárias – Madeira

 

 

Já estão no mar as 46 Embarcações que largaram da Baia da cidade de Arrecife rumo ao Funchal na XIX Regata Internacional Canárias – Madeira.

 

Este emblemático evento náutico que começou esta terça-feira (6 de setembro) conta com uma frota distribuída entre as classesORC e OPEN, com 23 embarcações cada.

 

Na largada as condições foram muito atraentes para a prática de vela, o mar chão, ventoque rondava os 10 nós de NE e temperaturas próximas dos 30º graus.

 

Eram precisamente 12h05m quando o iate Madeirense Swing sob o comando de José Augusto Araújo, tomou a dianteira sob a enorme concorrência da frota espanhola, seguido pelo iate Lola e Katanga, da classe ORC. Na classe OPEN o iate espanhol Dream e The Boss lideravam.

 

A rondagem da boia de desmarque (a cerca de 1 milha naútica da largada), foi liderada pelo Swing, que procurou desde logo ganhar a maior vantagem possível e manter a liderança. Pouco atrás, a forte frota espanhola com o Lola, Katanga, Sorodongo, Antigua Craiova, Jalapeno, Dream, The Boss e Ferrer e Garcia, não davam sinais de tréguas. A restante frota Madeirense esteve muito bem com o Red Ruth, Marujo, Alf CEX e Aquaholic entre os 20 primeiros.  

 

A Largada teve como espetadores atentos a madrinha do evento S.A.R. a Princesa Alexia de Grécia, a Alcaide da cidade Eva de Anta e o Vice Alcaide Rafael Juan Gonzalez, que acompanhados pelo Presidente do Clube Naútico de Arrecife Júlio Romero e o Comodoro do Clube Naval do Funchal Martim Cardoso, puderam aplaudir os protagonistas deste evento que une os dois arquipélagos.

 

A organização de mar esteve a cargo do Capitão Náutico do Real Club de Arrecife - D. Alfredo Quintana, auxiliado pelo Medidor Angel Delgado e pela Colaboradora de Gran Canaria - Sílvia Valencia.

 

Face às condições climatéricas a organização prevê que a passagem junto às Ilhas Selvagens se realize, para as primeiras embarcações, durante a noite e início da madrugada de terça-feira (6 de setembro) para quarta-feira (7 de setembro).

 

O vento a rondar para NE e a aumentar para 15 nós e vaga a rondar os 2 a 3 metros, poderá permitir um bom andamento com um rumo quase direto ou mesmo direto ao Funchal. Se estas condições se mantiverem a Regata poderá desenrolar-se de forma rápida e confortável para todos os participantes.

 

Ao barco que chegue em primeiro lugar em tempo real será atribuído o “Prémio Alivar Cardoso”, troféu habitualmente conquistado pelas maiores e mais evoluídas embarcações.

 

A XIX Regata Internacional Canárias – Madeira é organizada Real Club Náutico de Arrecife e o Clube Naval do Funchal e decorre até dia 11 de setembro (domingo). 

 

P R O G R A M A

 

ØFunchal

 

8 Setembro (Quinta – Feira)

9h00 às 13h00 – Passeio pela ilha com os jovens Velejadores da Classe Optimist

18h00 – Happy Hour e Música ao Vivo – Village  “Regata Internacional Canárias Madeira” – Marina do Funchal

 

9 Setembro (Sexta-feira)

13h00 – Almoço – Malta do Calhau – Sede Social, Clube Naval – Quinta Calaça

11h às 17h30 - Troféu Internacional Optimist La Vie Funchal

(Saída de Mar) – Posto Náutico de São Lázaro

18h30 – Madeira de Honra – Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira

20h00 – Jantar – Restaurante Típico Madeira

 

10 Setembro (Sábado)

11h às 17h30 - Troféu Internacional Optimist La Vie Funchal

(Saída de Mar) – Posto Náutico de São Lázaro

19h30 – Entrega de Prémios e Jantar – Sede Social, Clube Naval- Quinta Calaça

23h30 – Festa Branca

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 08:03:41

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...