Sail Portugal - Visit Madeira fez exibição consistente num dia cheio de ação na Madeira
As Extreme Sailing Series™ fizeram jus ao seu nome neste penúltimo dia de regatas do Ato 6, na Ilha da Madeira, devido a uma colisão entre os rivais Alinghi e Red Bull Sailing Team, que resultou na perda do mastro pela equipa suíça.
No início da terceira regata do dia a Red Bull Sailing Team (Áustria), começou com um avanço fantástico mas aproximou-se demasiado da equipa suíça e acabou por colidir frontalmente. Este impacto entre os dois catamarãs super-rápidos GC32 afetou uma parte crucial do barco e, momentos depois, foi possível visualizar a queda lenta do mastro de fibra de carbono de 16,5 metros ao mar.
Em poucos segundos a equipa de segurança das Extreme Series Sailing chegou ao local, garantindo a segurança de todos os velejadores e tentando minimizar danos maiores com a embarcação. Todos os velejadores e convidados estavam devidamente equipados e não existiram feridos.
O catamarã GC32 da Alinghi foi rebocado de volta à doca onde a equipa de terra começou a trabalhar na reparação, entrando assim numa corrida contra o tempo para que amanhã esteja tudo pronto para o último dia de competição.
A equipa suíça foi premiada pelo incidente e lidera a competição à frente da Oman Air, Red Bull Sailing Team e SAP Sailing Team.
João Cabeçadas, da equipa de terra da Alinghi, garante que as reparações estão a ser feitas e que têm todos os materiais necessários para que tudo corra bem. “O mastro caiu mas está intacto. Se não nos depararmos com mais nenhum problema, temos tudo o que precisamos para reparar e para voltar amanhã, que é o nosso objetivo”.
O dia foi muito consistente para a equipa Sail Portugal - Visit Madeira, conquistando duas regatas em terceiro lugar e três quartos lugares.
Diogo Cayolla mostrou-se confiante para o último dia do Ato 6 na Madeira. “O dia correu bastante bem. As condições para velejar estavam ótimas, o “estádio” estava cheio, tivemos um apoio fantástico e a regata correu bem mas queremos sempre melhorar. O nosso objetivo é conquistar o maior número de pódios possível!”.
As regatas começam amanhã pelas 14 horas. Os fãs do desporto podem aceder a imagens em tempo real e acompanhar todos os progressos deste último dia do Act 6 na Madeira através da RTP Madeira e do website das Extreme Sailing Series.
Extreme Sailing Series™ Ato 6, Classificação dia 3 – Ilha da Madeira, 12 regatas (24.09.16)
Posição/Equipa/Pontuação
1º - Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey - 130 pontos.
2º - Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari - 125 pontos.
3º - Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand - 121 pontos.
4º - SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde – 119 pontos.
5º - Sail Portugal - Visit Madeira (POR) Diogo Cayolla, Frederico Melo, Nuno Barreto, Luís Brito, João Matos Rosa – 103 pontos.
6º - Land Rover BAR Academy (GBR) Neil Hunter, Elliot Hanson, Will Alloway, Sam Batten, Rob Bunce - 95 pontos.
7º - Vega Racing (USA) Brad Funk, Tom Buggy, Nick Thompson, Zé Costa, Mac Agnese - 88 pontos.