18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Equipas estreantes brilharam na abertura da Extreme Sailing Series™ em Lisboa

 

Duas novas equipas, NORAUTO and Thalassa Magenta Racing estrearam-se ontem, no ato 7 das Extreme Sailing Series™, cumprindo a penúltima etapa do circuito Global Stadium Racing, que arrancou em Lisboa.

Num dia de sol, embora com pouco vento, o estuário do Tejo foi o cenário perfeito de “batalha” para as 9 equipas que se voltaram a encontrar duas semanas após terem competido na ilha da Madeira.

A equipa francesa da NORAUTO powered by Groupama Team France e a Thalassa Magenta Racing, a primeira equipa totalmente feminina a competir nas Extreme Sailing Series, completaram assim o grupo de equipas na competição em Lisboa, juntando-se à equipa Vega Racing, de Brad Funk, que fez a sua estreia o mês passado na Madeira.

A NORAUTO não perdeu tempo em mostrar o que era capaz de fazer, conseguindo o segundo lugar na corrida de abertura. A equipa, liderada pelo neozelandês Adam Minoprio, conquistou ainda mais três pódios, terminando o dia em segundo lugar na classificação geral. Apenas a equipa suíça Alinghi superou o recorde da NORAUTO, com duas vitórias e dois segundos lugares, acabando a competição na primeira posição.

Minoprio, um ex-campeão mundial de match racing, disse: Estamos muito satisfeitos com os resultados de hoje. Sabíamos que ia ser difícil e apesar de já termos tido algum sucesso anteriormente no GC32 Racing Tour, sabíamos que as Extreme Sailing Series iam ser muito competitivas, pelo que é muito bom sermos capazes de competir a este nível.

Apesar de terem terminado o dia em penúltimo lugar, as atletas da Thalassa Magenta Racing, que navegam sob a bandeira canadiana, entraram na doca com um grande sorriso nos seus rostos, tendo mesmo conseguido um lugar no pódio numa das corridas, apesar de ser a segunda vez que navegam todas juntas no catamarã GC32. Lideradas pela ex-atleta olímpica Sharon Ferris-Choat, a equipa inclui algumas das melhores velejadoras do mundo feminino.

Para Ferris-Choat o resultado foi a prova de que a equipa consegue competir ao mais alto nível, apesar dos nervos em dia de abertura: Foi um grande dia para nós e a Thalassa Magenta Racing. Estávamos muito ansiosas na linha de largada da primeira corrida, porque era algo que nunca tínhamos feito antes. Um bom arranque é crítico e pode significar a diferença entre ganhar e perder. Jogámos um pouco pelo seguro na primeira corrida, mas na segunda corrida já foi tudo muito melhor.

Recorde-se que a tripulação da Thalassa Magenta Racing conta com uma velejadora portuguesa, Mariana Lobato, nas suas fileiras.

A equipa atualmente líder da competição, Oman Air terminou o primeiro dia da prova em terceiro lugar. Apenas a cinco pontos está a equipa Alinghi, enquanto a Red Bull Sailing Team está seis pontos atrás, ocupando agora a quarta posição. A equipa da casa, a Sail Portugal – Visit Madeira venceu a quarta corrida, subindo para a quinta posição, à frente da SAP Extreme Sailing Team, Vega Racing, Thalassa Magenta Racing e Land Rover BAR Academy.

O segundo dia de competição arranca hoje, dia 7 de outubro, pelas 14h30 e inclui uma Regata Costeira, desde a Doca de Pedrouços até à Praça do Comércio, um pouco mais longa que as Stadium Racing pelas quais são conhecidas as Extreme Sailing Series.

Extreme Sailing Series™ Ato 7, Lisboa Dia 1, 6 outubro 2016 – 5 regatas
Posição / Equipa / Pontos
1º) Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey 55 pontos.
2º) NORAUTO (FRA) Adam Minoprio, Thibault Julien, Thierry Douillard, Matthieu Vandame, Nicolas Heintz 53 pontos.
3º) Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari 50 pontos.
4º) Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand 44 pontos.
5º) Sail Portugal – Visit Madeira (POR) Diogo Cayolla, Frederico Mello, Nuno Barreto, Luís Brito, João Matos Rosa 39 pontos.
6º) SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde 32 pontos.
7º) Vega Racing (USA) Brad Funk, Nick Thompson, Trevor Bund, Erick Rodriguez, Mac Agnese 30 pontos.
8º) Thalassa Magenta Racing (CAN) Sharon Ferris-Choat, Sally Barkow, Hannah Diamond, Annie Lush, Mariana Lobato, Elodie Mettraux 29 pontos.
9º) Land Rover BAR Academy (GBR) Neil Hunter, Chris Taylor, Elliot Hanson, Sam Batten, Rob Bunce 28 pontos.

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 06:46:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...