15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

EGNOS 52 Super Series Cascais cup

 

Desde 2010 que os competitivos TP52 visitam a costa atlântica de Cascais e, em 2016, o Clube Naval de Cascais volta a ser o local de eleição dos promotores da classe 52 Super Series, para a realização de um dos mais importantes circuitos do mundo, o EGNOS 52 Super Series Cascais cup, que se realiza de 11 a 15 de Outubro.


Cascais é a 5ª e última etapa deste circuito de regatas à vela em monocasco, internacionalmente premiado e reconhecido, que renasceu das cinzas do TP52 MedCup que terminou em 2011. Com as duas primeiras etapas disputadas em Itália (Toscânia e Sardenha), e a terceira e a quartas realizadas em Espanha (Maiorca e Menorca), ficou a grande final agendada para Cascais, onde os novos campeões serão coroados. Cada evento, com duração de 5 dias, é composto por 10 provas, com 8 a 10 regatas no total.


Ao longo dos cinco dias de evento são esperados cerca de 3000 visitantes para assistirem a um desafio disputado por 10 equipas, de vários países como a Grã-Bretanha, Rússia, EUA, Itália, Suécia, Turquia e Alemanha.


Em competição, no EGNOS 52 Super Series Cascais cup, estarão cerca de 200 velejadores, alguns dos melhores do mundo, com participação assídua na America’s Cup, na Volvo Ocean Race e nos Jogos Olímpicos. Os americanos Terry Hutchinson e Ed Baird ambos com duas presenças na Americas Cup e, este último, com uma vitória e o inglês Ian Walker, skipper da Volvo Ocean Race, com várias participações olímpicas e medalhado, são algumas das presenças garantidas em Cascais.


O TP52 (Transpac 52), considerados os “Fórmula 1” dos monocasco é uma classe de barcos de competição originalmente desenvolvida nos EUA por Tom Pollack e reconhecida pela International Sailing Federation.


Os TP 52, monocascos em fibra de carbono, “one-design” de quilha fixa, são máquinas de alta performance concebidas para obedecer a regras de construção muito restritas, capazes de competir em regatas de percursos curtos junto à costa ou de longo curso ao largo, sob várias condições de vento.

 

As equipes podem desenhar e construir o seu barco, em fibra de carbono com superfícies de vela poderosos e quilhas finas profunda, desde que ele encaixe nas regras, mantendo a frota estreitamente alinhada. Assim, todos são diferentes, mas muito semelhantes em desempenho.


O EGNOS 52 Super Series Cascais cup, é organizado pelo Clube Naval de Cascais com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, tem o apoio das empresas GroupM, Volvo, Vista Alegre, LG, Sagres e Simões e Gaspar. Conta, igualmente, com a JC Decaux, Rádio Comercial e TVI24 como Media Partners e é um evento certificado pela Sailors for the Sea.

 

Com uma agenda recheada de eventos sociais, entre os quais se destacam a Cerimónia de abertura oficial e a Cerimónia de entrega de prémios o evento oferece a hipótese dos convidados assistirem à competição de
perto, no barco que acompanha as regatas, presenciando e observando a disputa intensa duma regata de alta competição.

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 07:00:18

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...