18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Volvo Ocean Race - A sentir os Mares do sul

 

Nesta quinta-feira as equipas da Volvo Ocean Race estão a sentir a violência dos Mares do sul, o Oceano Austral, sobretudo quando lhes caíram em cima ventos de até 50 nós e têm pela frente ondas montruosas.

 

O sistema de baixa pressão profunda que se vem a formar nos últimos dias já engoliu as sete equipas, forçando-as a mudar para um modo de regata mais conservador.

 

No entanto, as velocidades dos barcos chegaram até uns incríveis 38 nós, com os Volvo Ocean 65s a serem empurrados pela frente destas enormes ondas.

 

O sistema de baixa pressão é vasto, estendendo-se quase 1.500 milhas náuticas da desde a ponta da África do Sul, a apenas algumas centenas de quilómetros ao norte da Antártica. Representa o maior desafio até agora no Volvo Ocean Race 2017-18, e embora a 3ª etapa que liga a Cidade do Cabo a Melbourne ainda esteja nos primeiros dias, as decisões que as equipas tomarem agora podem ter sérias consequências nos resultados finais.

 

Às 1300 UTC, o Dongfeng continuou a liderar a frota desde a sua posição mais a sul, apenas sete milhas acima da Zona de Exclusão de Gelo da Antártica (AIEZ), estabelecida pelo Race Control.

 

Dez milhas a norte, o MAPFRE continua a perseguição, com o Vestas 11th Hour Racing cerca de 50 milhas atrás deles.

 

"As condições estão enormes", disse o leme do Vestas 11th Hour Racing, Mark Towill, quando a equipa sentiu rajadas de 53 nós de vento durante a noite. "Nós tivemos 30 a 40 nós nas últimas 24 horas - estamos a ir disparados à popa. Estas são as condições dos Mares do sul, mas também é divertido. Sabíamos ao que vínhamos, e não demorou a encontrar"

 

Oitenta milhas atrás do MAPFRE, a equipa do Simeon Tienpont, Akzonobel, foi forçada a abrandar depois de sofrer danos na calha que anexa a vela maior ao mastro.

 

O navegador Jules Salter, informou que o dano ocorreu quando navegavam com 35 nós de vento e um mar muito grande.

 

"Durante uma cambadela de estibordo para bombordo, a calha que liga a vela maior ao mastro ficou danificada em dois lugares", leia uma declaração da equipa. "Os tripulantes conseguiram baixar a vela grande e afastar o barco do AIEZ, e continuamos na luta usando apenas as velas da proa.

 

"Não há relatos de ferimentos a bordo como resultado da avaria, e a tripulação está em contato com o Race Control da Volvo Ocean Race e a equipa de terra, para ver que opções de reparação estão disponíveis".

 

Quase 250 milhas ao norte, o Team Sun Hung Kai / Scallywag estavam a evitar o pior do tempo, trocando de posições com o Turn the Tide on Plastic - mas mesmo não conseguiram escapar.

 

"Por que todos nós devemos falar sobre isto?", o skipper David Witt perguntava, meio na brincadeira. "Nós achamos que somos duros ou algo assim? Eu não entendi! Somos todos “Mares do sul, Oceano Austral". Estou no Oceano Antártico ".

 

O Turn the Tide on Plastic, também não ganhou para o susto quando um alarme de “homem ao mar” soou no meio da noite, mas felizmente foi um falso alarme falso e toda a tripulação estava a bordo.

 

3ª etapa - Classificação - Quinta-feira 14 de dezembro (Dia 5) - 13:00 UTC

1 - Donfeng Race Team - distância até ao final - 4.237,5 milhas náuticas

2 - MAPFRE +8,7 milhas náuticas

3 - Vestas 11th Hour Racing +59.3

4 - Brunel +105.1

5 - AkzoNobel +121.8

6 - Turn the Tide on Plastic +153.6

7 - Sun Hung Kai / Scallywag +185.2

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 08:21:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...