18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

6ª etapa da Volvo Ocean Race - Taco a taco no sul

 

Todos os barcos da frota nesta 6ª etapa da Volvo Ocean Race voltaram a acelerar e desfrutam de excelentes condições de navegação, com o vento a empurrá-los para sul em direção aos Doldrums a 1000 milhas de distância.

 

A equipa AkzoNobel lidera a classificação geral às 1300 UTC, posicionada a sul e ligeiramente a oeste da maior parte da frota, enquanto o Scallywag está sozinho, 30 milhas a sul e posicionado bem a oeste da frota. O par da frente está separado por menos de cinco milhas.

 

"Nós vamos taco-a-taco com o AkzoNobel, a liderar frota, indo para os Doldrums, onde acho que a etapa vai ser conquistada ou perdida", disse o skipper do Scallywag, David Witt.

 

“Os Doldrums vão ser muito interessantes e nós nos estamos onde queremos, por isso, estamos muito felizes onde estamos neste momento".

 

O Scallywag e o AkzoNobel desfrutaram da transição mais suave para os ventos alísios, passaram pelo grupo que estava a nordeste a navegar em condições muito instáveis ​​durante a maior parte da noite passada.

 

A determinada altura ontem à noite (hora local), MAPFRE, Dongfeng, Brunel e Turn the Tide on Plastic estavam a cerca de duas milhas uns dos outros. Na verdade, o Brunel e o MAPFRE estavam ainda mais próximos.

 

“Foi uma noite divertida", explicou Peter Burling, do Brunel. "Nós ficamos um comprimento atrás do MAPFRE, e tivemos uma pequena batalha durante meia hora. E estivemos bem, conseguimos passá-los, por isso foi bom ".

 

Mas este não foi o fim da história.

 

O MAPFRE e o Dongfeng fizeram uma viragem decisiva para oeste, tentando minimizar seu tempo nas condições instáveis. O Brunel e o Turn the Tide on Plastic não conseguiram segui-los e temos mais uma divisão.

 

"Ambos estavam a fazer 12 nós para oeste e simplesmente nós não conseguimos chegar lá, o que foi muito irritante", disse o skipper do Brunel, Bouwe Bekking. "E, em seguida, Turn the Tide on Plastic apareceu no nosso encalce. Nós lentamente, conseguimos apanhar a brisa, mas o MAPFRE e o Dongfeng apanharam-na primeiro primeiro e conseguiram uma grande vantagem em relação a nós ".

 

Como os lideres da tabela de classificação, é claro que o MAPFRE e o Dongfeng querem ficar à vista um do outro nesta altura da etapa. Na tarde de terça-feira, a atualização das 13:00 GMT mostra o par unido, separado apenas por algumas centenas de metros.

 

Isto vai ser cansativo para sul. O próximo obstáculo são os Doldrums, cuja passagem se mostrou decisiva na 4ª etapa. As equipas precisam de escolher o seu ponto de entrada nas próximas 48 horas

 

"Se eu pudesse por o barco num qualquer lugar, além de colocá-lo na linha de chegada, eu colocaria-o exatamente onde estamos agora", concluiu David Witt.

 

O tempo dirá se o seu otimismo é justificado.

 

6ª etapa - Classificação geral - Terça-feira, 13 de fevereiro (Dia 6) - 13:00 UTC

 

1 - AkzoNobel - distância até ao final - 3499,83
2 - Sun Hung Kai / Scallywag +2,91
3 - Brunel +45,87
4 - Dongfeng Race Team +46,93
5 - MAPFRE +47,03
6 - Turn the Tide on Plastic +58,42
Vestas 11th Hour Racing - NÃO PARTICIPA

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:24:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...