15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apresentação da XX Regata Internacional Canárias - Madeira

 

 

A “XX Regata Internacional Canárias-Madeira” foi apresentada esta segunda-feira, dia 3 de setembro, na Quinta Calaça, Sede Social do Clube Naval do Funchal (CNF).

 

A Cerimónia de Apresentação do Evento contou com a presença da Vice-Presidente do CNF, Dr.ª Maria Livramento,da Secretária Regional do Turismo, Eng.ª Paula Cabaço,do 1º Tenente Paulo Azevedo da Capitania do Porto do Funchal, e com representante do Banco BPI , António Miguel Gouveia.A 20ª edição desta regata emblemática larga esta terça-feira, dia 4 de setembro, ligando a Ilha de La Palma (Canárias) e a Ilha da Madeira num percurso de cerca de 242 milhas náuticas (cerca de 450 km).

 

O Evento é coorganizado pelo Clube Naval do Funchal e o Real Nuevo Clube Náutico de La Palma. Pela primeira vez, a largada é dada na Ilha de La Palma, no dia 4 de setembro, com chegada prevista ao Funchal a partir do dia 6 de setembro.

 

O Clube Naval do Funchal vai participar na competição através do iate ‘Solitude’ do Eng. Vasconcelos e Sá levando a bordo o ex-Chefe do Estado Maior da Armada - Almirante Fernando Melo Gomes (figura muito conhecida na Marinha e ligado à NATO como comandante durante largos anos) e um Confrade da Confraria Europeia de Vela – Sr. Carlos Bleck.

 

Uma das novidades da edição deste ano, é a implementação de um Sistema de Localização (tracking) permanente em todas as embarcações participantes,permitindo à organização e aos aficionados da Vela, saber a localização da frota e as suas velocidades. Este avanço tecnológico surge devido à política de inovação que a direção do CNF quer implementar de forma transversal a todas as ações do clube e eventos.

 

Sistema de Localização(tracking) – acompanhe aqui:

http://tracking.sailingcontrol.com/?c=338-a751410272b0d7c7b18db70aa5b7dec0

 

Declarações:

 

Vice- Presidente do Clube Naval do Funchal – Maria do Livramento Silva

 

“É uma honra apresentar a edição nº20 da Regata Internacional Canárias – Madeira, uma regata que é já uma tradição e uma herança  do Clube Naval e que representa um importante intercâmbito social, turístico e desportivo, entre o arquipélago da Madeira e de Canárias através de uma modalidade tão emblemática para os ilhéus como é a vela de cruzeiro.

Neste momento estão confirmadas  25 embarcações das quais 9 são madeirenses, o que nos deixa muito satisfeitos pela participação dos velejadores madeirenses nesta prova sendo as restantes 16 espanholas. A largada será dada amanhã, pelas 12h00 de La Palma e deverão começar a chegar à Marina do Funchal as primeiras embarcações na próxima quinta-feira.

Para os cerca de 150 tripulantes esperados, serão organizados momentos sociais que permitirão que os participantes possam relaxar e descansar depois desta travessia que terá cerca de 450 Km.  O programa começa já esta quinta feira com o Village na Marina do Funchal, onde toda a população está convidada a participar, sendo de realçar que o programa social desta regata, terminará com “White Ocean” a emblemática Festa Branca a decorrer no próximo sábado no Clube Naval, com entrada livre para os sócios e também aberta ao público em geral. Para finalizar resta dizer que,  para o Clube Naval do Funchal, manter a tradição deste evento náutico é uma honra, mas também uma grande responsabilidade e compromisso, por isso, é fundamental agradecer a confiança depositada dos nossos patrocinadores e parceiros, nomeadamente: Real Clube Náutico de La Palma, Turismo Madeira, Câmara Municipal Funchal, Banco BPI, Associação Regional de Vela da Madeira, Capitania do Porto do Funchal, Marina do Funchal, APRAM, Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, GNR, Empresa de Cervejas da Madeira, Fábrica de Mel do Ribeiro Seco, Hotel Windsor, Acender Aromas, Engenho Novo da Calheta, Yellow Bus e Fundação Berardo”.

 

Secretária Regional do Turismo e Cultura – Paula Cabaço

 

“Gostaria de começar por agradecer o desafio que nos fizeram de associar este evento às celebrações dos 600 anos de descoberta do Arquipélago do Porto Santo e da Madeira, é uma oportunidade de projetar a região como local para a realização de eventos desportivos, sobretudo eventos náuticos, ligados ao mar, mas também uma oportunidade para dinamizar a nossa economia local não só através dos membros das tripulações que se deslocam dos seus familiares e visitantes mas também da própria população,  e por isso mesmo podem continuar a contar com o apoio do Governo Regional para a dinamização destas iniciativas que no fundo projetam a Madeira, enquanto destino ativo, enquanto local  privilegiado para  realização de eventos desportivos ligados ao mar. Devo dizer que neste último ano e meio o Governo Regional investiu cerca de 1 milhão e meio através de apoio a instituições e associações precisamente com o objetivo de divulgar e projetar a Madeira como local ideal para a realização de práticas desportivas, por isso ficamos muito satisfeitos com esta organização e por colaborar com o Clube Naval do Funchal que naturalmente também felicito não só a iniciativa mas todo o empenho que o Clube Naval dedica à organização deste tipo de tipo de eventos onde a vela está na génese da criação do próprio clube e desejo naturalmente o maior sucesso.”

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021 – 09:53:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...