18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Nika conquista em Cascais o terceiro título de Campeão do Mundo RC44

 

 

O Team Nika é a primeira equipa a obter um terceiro título no 2018 RC44 WORLD CHAMPIONSHIP, depois de Vladimir Prosikhin, o táctico Dean Barker e restante tripulação conseguir manter a vantagem sobre o Team CEEREF no último dia da competição, que decorreu em Cascais.

 

Os dois barcos partiram para as derradeiras regatas com cinco pontos a separá-los. Com ventos de nor-nordeste, a 15 nós, foi o Team Aqua de Chris Bake a triunfar na primeira regata de domingo, tonando-se na sexta equipa diferente a vencer neste 2018 RC44 WORLD CHAMPIONSHIP. Na corrida para o título, o Team CEEREF aproximou-se do líder, ao terminar no quinto lugar, enquanto o Team Nika foi sétimo.

 

Na segunda regata, o Team Nika corrigiu os erros anteriores e partiu na frente, antes de ser ultrapassado pelo Bronenosec Sailing Team,que acabaria por obter a terceira vitória em Cascais. Logo atrás, veio o Team Nika, ficando o terceiro lugar para o Team CEEREF.

 

Com o vento a subir aos 20 nós e a ondulação a aumentar, o Team Nika partiu para a derradeira regata em grande estilo, tomando o comando logo desde a partida. Sem cometer erros até final, a equipa russa não se deixou surpreender e, com uma segunda vitória na prova, confirmou a conquista do título de Campeões do Mundo RC44, com seis pontos de vantagem sobre o Team CEEREF.

 

O Bronenosec Sailing Team teve quase um ataque cardíaco quando viu em perigo o último lugar do pódio, ao terminar em sétimo lugar na última regata, enquanto o Team Aqua ficou no segundo posto – e com o melhor conjunto de resultados no último dia (1-4-2). Mas o maior número de vitórias, três em 12 regatas, permitiu à equipa russa conservar o terceiro lugar da classificação geral.

 

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que entregou a taça de Campeão do Mundo 2018 a Vladimir Prosikhin.

 

O RC44 Championship Tour regressa a Cascais em meados de Novembro (14 a 18), para a disputa da quinta e última etapa do circuito mundial.

 

Classificação Final do

2018 RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIP

(após 12 regatas)

     

Equipa                                                                Proprietário                                   Total

1       Team Nika (Rus)                                               Vladimir Prosikhin                          36    

2       Team CEEREF (Slo)                                        Igor Lah                                          42

3      Bronenosec Sailing Team (Rus)                       Kirill Frolov                                     52

4       Team Aqua (Gbr)                                              Chris Bake                                      52

5       Artemis Racing (Swe)                                       Torbjörn Törnqvist                         58

6       Charisma (Mon)                                                Nico Poons                                    60

7       Peninsula Petroleum (Gbr)                               John Bassadone                            64

8       Aleph Racing (Fra)                                            Lepic Hugues                                 74

 

 

Acerca dos RC44

 

O veleiro RC44, um dos mais competitivos monocascos ‘one design’ do mundo, foi projetado em 2005, por Sir Russell Coutts (cinco vezes vencedor da America’s Cup), com a ajuda do arquiteto naval Andrej Justin. Os barcos foram construídos pela Pauger Carbon Composite/Pauger Yachts. O conceito dos RC44 tem como alvos velejadores amadores com tripulações profissionais.

 

O primeiro RC44 CHAMPIONSHIP TOUR realizou-se em 2007 e desde então já passou pela Europa, EUA e Médio Oriente. A classe foi reconhecida pela Federação Internacional de Vela em Novembro de 2009 e o RC44 WORLD CHAMPIONSHIP teve lugar pela primeira vez em 2010.

 

O RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIPé uma prova que tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, o apoio da Marina de Cascais e organização do Clube Naval de Cascais.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 00:38:52

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...