Equipa francesa passa para a frente no 2º dia da Regata de Portugal
A equipa francesa liderada pelo velejador Damien Iehl venceu o 2º dia da Regata de Portugal e passou para a liderança com um total de 22 pontos, num dia em que o vento soprou mais fraco, o que levou à realização de apenas 4 regatas. A equipa portuguesa de Jorge Lima desceu para a 4ª posição, enquanto que a equipa de Hélder Basilio manteve o 5º lugar.
A Regata de Portugal arrancou quinta-feira no Terminal de Cruzeiros de Lisboa com 8 equipas em prova, num total de 24 velejadores nacionais e internacionais que estão a competir em modo “Fleet Racing”, ou seja, os barcos partem ao mesmo tempo e o que chegar em primeiro lugar fica com um ponto, o segundo com dois e assim sucessivamente. O objetivo final é somar o menor número de pontos possível para subir o máximo na classificação geral.
No 2º dia de prova, Damien Lehl, que lidera a equipa da Lusitania Seguros, passou para a liderança da competição com um total de 22 pontos.
O sueco Nicklas Dackhammar, que veste as cores da Makro, deixou a liderança e passou para o 2º lugar com um total de 25 pontos. Segue-se no pódio a equipa australiana da Gelpeixe liderada pelo skipper Torvar Mirsky com 41 pontos.
No comando da equipa da Rádio Comercial, o português Jorge Lima, velejador olímpico e o único português já qualificado para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020, ficou com um total de 44 pontos, descendo para a 4ª posição. Helder Basílio, o outro português em prova e que veste as cores do Diário de Noticias, manteve o 5º lugar com 53 pontos.
As duas equipas holandesas lideradas por Tobias Tanis (TVI) e Odile Van Aanholt (Sapo) ficaram em 6º e 7º lugares, respetivamente.
A espanhola Sofia Toro, Campeã Olímpica Londres 2012, ficou na última posição com as cores da Nacional.
No 2º día de prova, o vento só começou a soprar com mais força por volta das 19 horas, o que levou a que apenas fosse possível realizar 4 regatas até ao pôr do sol.
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa voltou a encher-se de cor com muita música e animação.
Sábado realiza-se o 3º dia de prova e as expetativas continuam altas para a conquista dos lugares cimeiros.