18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Promessas Juvenis da Classe Optimist em Matosinhos

A Prova Final de Seleção da Classe Optimist reúne, a partir desta sexta e até domingo, 60 dos melhores velejadores da Classe Optimist do país com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. O programa é composto por 9 regatas, 3 em cada um dos dias de prova. Esta competição é organizada em simultâneo pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube de Vela Atlântico (CVA). A Prova Final de Seleção da Classe Optimist, juntamente com as regatas finais do Campeonato de Portugal de Juvenis, define o Critério Nacional de Seleção para qualificação das seleções nacionais nos campeonatos de vela mundial e europeu da Classe Optimist.

 

O CVA é o clube com maior número de velejadores presentes na Prova Final de Seleção da Classe Optimist, com onze participantes no total. A presença assídua de desportistas em provas de vela, no entender, de Nuno Amado, diretor do CVA, é «fruto da aposta na formação que a Escola de Vela do CVA fez nos últimos anos». «Temos vários velejadores a lutar por uma vaga na equipa nacional e esperamos agora confirmar o que os juniores do clube alcançaram com vários títulos nacionais e vitórias nos critérios nacionais das classes Laser 4.7 e 420».  

 

A Prova Final de Seleção da Classe Optimist, que se realiza esta sexta e prolonga-se até domingo (7 de junho) reúne 60 dos melhores velejadores nacionais qualificados no Campeonato de Portugal, que decorreu nos Açores no passado mês de abril. O campeão nacional masculino é atualmente Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro, nas mulheres a campeã nacional é Beatriz Gago do Clube Naval de Portimão

 

Esta prova, juntamente com as regatas finais do Campeonato de Portugal de Juvenis, define o Critério Nacional de Seleção para qualificação das seleções nacionais que irão participar nos campeonatos de vela mundial e europeu, que acontecem, respetivamente, na Polónia e Inglaterra. De relembrar que os cinco primeiros classificados do Critério Nacional de Seleção ficam apurados para participar no Campeonato do Mundo. Para o campeonato da Europa ficam selecionados a participar os velejadores classificados do 6º ao 9º lugar e as 3 primeiras velejadoras femininas do Critério Nacional de Seleção.

 

Neste momento a liderar o Critério Nacional de Seleção está o velejador do Sport Algés e Dafundo (SAD) Filipe Egipto, seguido de Pedro Coelho do CVA e Luís Pinheiro também do SAD. Na classificação feminina, Catarina Coelho do Clube de Vela Atlântico ocupa o lugar cimeiro.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:42:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...