Liga Mundial - Portugal defende 3º lugar na Poule C

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos defende este fim-de-semana, diante da Coreia do Sul, o 3.º lugar que ocupa na Poule C e que lhe permite garantir a permanência entre a elite do Voleibol mundial sem ter de disputar os Playoffs da Liga Mundial 2014.
O primeiro embate com os coreanos está agendado para as 19h00 de sábado no Multiusos de Guimarães, Cidade Europeia do Desporto 2013, e contará com a arbitragem de Mario Bernaola (Espanha) e Philippe Schurmann (Liechtenstein). O português António Sobral será o árbitro de reserva 
Nos últimos anos, a Selecção da Coreia do Sul tem procurado recuperar algum do protagonismo que teve nas décadas de 70 e 80, com o 4.º lugar no Mundial de 1978 e o 5.º lugar nos Jogos Olímpicos de 1984.
E a XXIV edição da Liga Mundial prometia vir a ser um momento marcante para esta selecção, pois a equipa de Ki-Won Park estreou-se com dois triunfos por 3-1 frente ao Japão, seu rival asiático, somando logo seis pontos promissores.
Contudo, depois disso, a Coreia só somou outro ponto, na derrota por 2-3 averbada em casa diante da Finlândia.

Agora, com apenas sete pontos e uma hipótese matemática de atingir o 3.º lugar e fugir aos playoffs, a Coreia aposta tudo nos triunfos sobre Portugal.

"Viemos para ganhar", avisa Ki-Won Park.
"Temos consciência de que não será fácil, pois a Selecção Portuguesa cresceu muito desde o ano passado. Está muito forte fisicamente, mas também em termos técnicos", acrescenta o treinador asiático.

O último obstáculo dos coreanos no caminho para os seus objectivos chama-se Portugal.
Ocupando actualmente o 3.º lugar, já sem hipótese de alcançar quer o 1.º quer o 2.º lugar, a equipa orientada por Flavio Gulinelli vai fazer tudo para defender a sua posição na tabela classificativa e, ao mesmo tempo, brindar o público incansável do Multiusos de Guimarães com dois bons espectáculos e... resultados positivos.

Hugo Silva salienta:
"Penso que estamos em melhor situação do que a Coreia, o Japão ou a própria Finlândia. São dois jogos muito importantes que disputamos em casa e são os últimos. É o que está na cabeça de todos, é o último esforço que vamos fazer em prol de um bom resultado.
Acredito que estão garantidas todas as condições para conseguirmos o terceiro lugar, o que seria um resultado já bastante positivo.
Estamos convencidos que os dois jogadores que estão ainda condicionados [André Lopes e Nuno Pinheiro] poderão dar o seu contributo à equipa, se não for a cem por cento, pelo menos próximo disso.
Conquistar os três pontos logo no primeiro jogo, seria logo meio caminho andado para atingirmos o nosso objectivo".

Olhando para trás, o Treinador Adjunto da Selecção Nacional, reconhece:
"Ficará sempre um sabor algo amargo, pois temos a sensação de que poderíamos ter feito um pouco mais, num jogo ou noutro. Oscilámos bastante, com jogos muito bons e logo outros maus.
Creio que um bocadinho de mais consistência por parte da nossa equipa daria até para disputar a Fase Final e isso seria histórico".

André Lopes, Sub-Capitão da Selecção Nacional, admite que "a Coreia tem um estilo de jogo completamente diferente de todas as outras equipas do grupo. Utiliza muitas combinações ofensivas que não são habituais no Voleibol moderno e que poderão surpreender qualquer equipa".

Contudo, o zona 4 aposta na vitória do conjunto lusitano:
"Como qualquer jogo na Liga Mundial, será um jogo difícil. Estamos numa competição onde se encontram as melhores selecções do mundo e, como tal, temos que entrar em campo com níveis de concentração muito altos, pois sabemos que qualquer desatenção pode ser fatal.
Por outro lado, também entraremos em campo com a ambição que nos é característica e sempre com os olhos postos na vitória.
É sempre bom jogar perante o nosso público. Já no fim-de-semana passado, frente ao Japão, os adeptos estiveram fantásticos e contra a Coreia não será diferente. Contamos com o apoio de todos os portugueses para acabar esta participação na Liga Mundial da melhor forma".
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...