18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Liga Mundial 2012: Portugal perde de novo

A Selecção Nacional voltou a dar hoje uma boa imagem daquilo que vale e, mais importante ainda, daquilo que pode valer, com mais tempo de treino e, sobretudo, de jogo, que o mesmo quer dizer, experiência.
 
Embora os resultados positivos ainda não tenham surgido, Portugal apresenta momentos em que consegue ombrear com selecções como a Alemanha ou a Bulgária, esta última uma potência mundial na modalidade. A inexperiência dos jovens portugueses é a mãe da maioria dos erros cometidos e de algumas séries de pontos consecutivos sofridos sob pressão, como no terceiro set, que inviabilizam o aparecimento de situações vantajosas que possam conduzir à vitória nos sets.

Para a história ficará, porém, o triunfo, por 3-0 (25/22, 25/16 e 25/12) de uma Bulgária desejosa de limpar a má imagem deixada no jogo com a Argentina, com a qual perdeu pela margem máxima, na 2.ª jornada do 1.º Torneio da Poule D da Fase Intercontinental da Liga Mundial 2012.

Fiel aos seus princípios, Flavio Gulinelli arriscou, e novamente nos jovens, tendo apresentado uma equipa-base algo diferente do jogo da véspera. A aposta revelou-se acertada pois Portugal entrou muito bem no primeiro set, sem revelar qualquer temor por estar a defrontar uma das melhores equipas do mundo. Isso notou-se em Alexandre Ferreira e, de uma forma particular, em Filipe Pinto, que na sua estreia a titular na Liga Mundial ultrapassou por diversas vezes o alto bloco búlgaro.
 
Foi mesmo o zona 4 a fazer o ponto com que se atingiu o primeiro tempo técnico, através de um ataque da segunda linha (8-6), vantagem que Alexandre Ferreira aumentou de seguida com um serviço directo.
 
Tudo parecia bem encaminhado para Portugal, mas a Bulgária mostrou que não é uma equipa qualquer e o seu ataque começou a abrir brechas no bloco e defesa baixa dos lusitanos.
 
E a verdade é que a Selecção Nacional acusou o golpe, pois deixou o seu adversário igualar (9-9) e, depois, afastar-se no marcador (16-12), começando a experimentar extrema dificuldade em ultrapassar a defesa alta dos búlgaros.
 
A perder por 12-18, Portugal reagiu e Valdir Sequeira, o artilheiro luso de serviço, fez o 17-22 com um amorti que desorientou por completo a defesa dos búlgaros, que logo de seguida cederam o 18.º e o 19.º ponto (19-22).
 
A reacção dos portugueses foi travada, em força, por Tsvetan Sokolov (2,06 metros de altura). Contudo, Valdir rubricou, no ataque, o 21-24 e Rui Santos o 22-24, com um serviço directo milimétrico...
 
Os búlgaros tremeram e teve de ser o seu herói, Matey Kaziyski a fechar o set com o triunfo búlgaro por 25/22.
No segundo set, Portugal evidenciou a vontade de continuar a bater-se de igual para igual com a Bulgária. Após algumas situações de igualdade, Valdir fez o 6-5, no ataque, Carlos Fidalgo imitou-o (7-5) e o mesmo Fidalgo, desta vez a meias com Alex Ferreira e no bloco, fez com que Portugal entrasse no primeiro tempo técnico a vencer por três pontos (8-5).
 
Muito apoiado pelo numeroso público afecto, foi novamente Kaziyski a puxar dos galões e a estimular a reacção dos búlgaros, que igualaram (8-8) e passaram a liderar o marcador (11-9, 13-10, 15-12) até à segunda paragem obrigatória (16-12).
 
Portugal reagiu e Carlos Fidalgo fez o 14-16, deixando novamente tudo em aberto. Consciente do perigo latente nesta reacção, Kaziyski fechou a favor da equipa de Radostin Stoychev o 18.º ponto (18-5), para depois Sokolov fazer o 20-16. Aleksiev Todor aumentou a vantagem e dois erros no ataque de Portugal permitiram que a Bulgária ficasse a um mero ponto de fechar a vitória. E foi o que aconteceu num bloco de Konstadin Gadzhanov: 25/16.

No terceiro set, Portugal voltou a equilibrar as forças, mas continuou a pecar por deixar acontecer séries consecutivas de pontos, que permitiram, por exemplo, ao seu adversário passar de 5-4 para 9-6 e daí para uma vantagem de cinco pontos (11-6).
 
Apoiando-se nessa diferença pontual substancial, no seu excelente bloco e num serviço muito forte e direccionado, a Bulgária continuou a arriscar, quer no serviço, quer no ataque, tendo atingido o segundo tempo técnico a vencer por 16-8, números pesados e que não agoiravam nada de bom para a equipa portuguesa.
 
Não estranhou, por isso, que os búlgaros criassem nova série de pontos consecutivos (de 13-8 para 18-8) e com isso selassem a sorte do jogo:25/12.

Valdir Sequeira foi o segundo melhor pontuador do jogo, com 14 pontos, só tendo sido superado nesse capítulo por Tsvetan Sokolov, autor de 20 pontos.

"Foi um bom jogo, tendo em conta que a equipa mudou radicalmente e queé  agora composta por jogadores muito novos.
Neste jogo foi evidente que temos de crescer ainda mais como equipa, pois alternamos momentos muito bons com quebras de 4, 5 ou 6 pontos, que resultam de momentos de ansiedade e de desconcentração e tornam tudo muito mais difícil.
Temos de continuar a trabalhar para a equipa fechar todos os elos e ficar mais forte e consistente.
Este grupo de trabalho é bom, apenas de precisa de mais tempo de treino e de ganhar experiência e é nestes jogos que se ganha maturidade.
O jogo de amanhã vai ser o mais difícil porque a Argentina ganhou com relativa facilidade à Bulgária e joga com muita velocidade e, neste momento, creio que ainda não estamos preparados para enfrentar um jogo tão veloz"
, salientou o oposto português.

Tiago Violas, Sub-capitão de Portugal, destacou:
 
"Jogámos bem até ao meio dos sets. Depois, perdemos a concentração e jogar assim contra a Bulgária é muito perigoso.
Vamos continuar a trabalhar para nos tornarmos mais sólidos e não permitirmos quebras de concentração que podem deitar tudo a perder
".

Flavio Gulinelli, Seleccionador Nacional:

"Ainda é muito difícil esta equipa conseguir manter-se concentrada ao longo de todo o set e de todo o jogo. Erros desses saem muito caro a este nível, principalmente porque ainda não temos experiência para recuperar de grandes desvantagens.
Mas creio que estamos a melhorar de dia para dia e isso é muito importante no crescimento desta selecção
".

Portugal defronta amanhã (12h00 locais) a Argentina, em jogo que poderá ser seguido em directo na Sport TV  
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:51:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...