13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Juniores no bom caminho

A Selecção Nacional de Juniores Masculinos, orientada por José Antonio Rojas, vai participar, de 27 a 29 de Dezembro, no Torneio Internacional de Navidad, a disputar na localidade espanhola de Guadalajara, após ter vencido o Torneio Bilateral realizado nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia.

Tal como a sua congénere de femininos, a equipa de juniores selou a vitória no bilateral com um triunfo, pela margem máxima ( 25/21, 25/23 e 25/12), sobre a Espanha, tendo terminado invicta, com o número máximo de pontos.

José Antonio Rojas, treinador da Selecção Nacional de Cadetes e da Selecção Nacional de Juniores Masculinos que disputa, como equipa, o Campeonato Nacional da III Divisão, faz o ponto da situação:

Ainda é preciso limar algumas arestas, mas estamos no caminho certo.
Este torneio nos Carvalhos foi muito bom para os cadetes, porque queriam dar luta aos mais velhos [Juniores] e motivaram-se muito, como equipa, para defrontá-los, bem como à Selecção de Espanha.
Os juniores têm outro ritmo competitivo porque estão a disputar o Campeonato Nacional da III Divisão e estão a jogar de uma forma bastante aceitável. Nessa equipa estão a jogar cinco juniores e oito cadetes
”.

– Em Guadalajara, os juniores lusos vão reencontrar os cadetes espanhóis (Espanha B), mas irão enfrentar outros adversários bem mais fortes: a Espanha A, selecção de juniores que ficou em 2.º lugar no último Campeonato do Mundo de Cadetes, a Holanda, 4.ª classificada no Europeu, e a Tunísia, 16.ª classificada no Mundial de juniores.
 
Será uma competição muito forte. A Espanha A foi vice-campeã mundial de cadetes, só ficando atrás da Sérvia. É uma equipa que se está a consolidar e será um desafio muito aliciante defrontá-la.
Penso que vamos dar boa conta de nós neste torneio, pois os miúdos estão a jogar de uma forma bastante aceitável.
Estes torneios são muito importantes na preparação das selecções e ainda para mais tratando-se de jovens, pois estes precisam de muitas repetições, muitos jogos, para irem interiorizando os sistemas técnicos e tácticos. Jogar duas vezes ao dia dá muita consistência a estes jogadores
”.

– Na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012 de Juniores, Portugal está integrado na Poule D, formada ainda por Alemanha, Turquia, Eslováquia, Letónia e Áustria.

Há equipas boas, como a Turquia, que joga em casa, e a Alemanha, 5.º classificada no último Europeu e 10.ª classificada no Mundial de juniores. Não é fácil, pois eles têm outra tradição e outro nível, mas nós vamos tentar fazer o impossível e alcançar os melhores resultados”.

Hugo Oliveira: "As nossas expectativas são sempre altas"...

Hugo Oliveira é o capitão de equipa da Selecção Nacional de Juniores, que participa, como equipa, na III Divisão nacional e que é composta por jogadores que estagiam, em regime de concentração permanente, nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, sob as ordens de José Antonio Rojas.

Espero que esta vitória no bilateral sirva de incentivo para os próximos jogos.
É completamente diferente jogar com selecções e jogar com equipas do campeonato. Ao defrontarmos uma equipa como a Espanha [Torneio Navidad], que ficou em segundo lugar no último Mundial de cadetes, independentemente do resultado, vamos ganhar em todos os aspectos, sobretudo em experiência e ritmo competitivo.
Ao participarmos tanto no torneio bilateral como no torneio Navidad, estamos a dar um passo em frente na nossa preparação em relação à poule de qualificação para o Europeu
”, considera Hugo Oliveira.

– Agora, segue-se o Torneio de Navidad, com adversários bem mais fortes…
 
Quanto mais fortes forem os nossos adversários, melhor, pois é com os erros que se aprende mais e mais depressa.
Por outro lado, o desafio é maior, pois existe mais competitividade no confronto com essas selecções.
No Colégio dos Carvalhos ganhámos à Espanha B, cuja equipa é maioritariamente composta por cadetes, mas para além desta selecção, em Guadalajara vamos defrontar os juniores espanhóis, holandeses e tunisinos. Se continuarmos a jogar como estamos a jogar, acredito que iremos conseguir bons resultados”, salienta o jovem capitão, acrescentando:
“Estamos a treinar bem, temos jogado no Campeonato Nacional e agora o que nos falta é apenas jogar a este nível, com selecções como a Espanha, a Holanda ou a Tunísia.
O facto de estarmos a jogar como equipa e não nos juntarmos apenas em certos períodos de tempo, umas semanas antes das competições, é muito importante e está a dar os seus frutos
”.

– E esses frutos já poderão ser colhidos na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012?
 
As nossas expectativas são sempre altas e nós vamos à Turquia para dar o nosso melhor.
Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, sobretudo com equipas como a Alemanha, que é muito mais alta do que a nossa, mas acredito que o resultado da experiência que vamos adquirindo nos treinos, no Campeonato Nacional e nos torneios como este que efectuámos nos Carvalhos e o de Guadalajara vai dar os seus frutos na poule de qualificação para o Campeonato da Europa
”.

Na fase de qualificação para o Europeu da categoria, a disputar de 11 a 15 de Abril de 2012, os juniores lusos vão defrontar a Alemanha, a Turquia, a Eslováquia, a Letónia e a Áustria na Poule D, sediada na Turquia.
 
O 1.º classificado passa directamente à fase final, enquanto os 2.º e 3.º classificados terão de disputar a 3.ª Ronda.
 
A Fase Final do Europeu 2012 será realizada em Randers (Dinamarca) e Gdynia (Polónia), de 25 de Agosto a 2 de Setembro de 2012.

Estão já apuradas para a Fase Final do Europeu as selecções da Dinamarca e da Polónia (países organizadores) e da Rússia e da Bulgária, respectivamente 1.ª e 2.ª classificadas no Europeu 2010.
  

Periodicidade Diária

sábado, 15 de junho de 2019 – 23:31:41

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...