13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Primeira dupla portuguesa «profissional» de Voleibol de Praia

 


Gabriela Coelho e Vanessa Paquete formam a primeira dupla feminina de Voleibol de Praia «profissional» a tempo inteiro, sem prática de indoor e com treinos na areia/praia durante todo o ano.

 

A dupla pioneira deste projecto recentemente abraçado pela Federação Portuguesa de Voleibol, mas que reflecte o trabalho realizado nos últimos anos a nível dos Centros de Treino de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CTARVP), está ciente dos obstáculos que terá de superar, enfrentando-os com a mesma perseverança com que enfrenta as temperaturas bem abaixo dos 10 graus centígrados que por vezes envolvem os seus treinos nas instalações desportivas do Instituto Politécnico do Porto, sob a orientação técnica de Ricardo Rocha.

 

Embora tenham já realizado treinos em conjunto com outras duplas portuguesas, algumas de masculinos, o primeiro momento para aferição do trabalho realizado até agora acontecerá no 2017 Open De Vóley de Playa de Invierno de Galdakao, no País Basco, Espanha, no dia 6 de Dezembro próximo.

 

Ver declarações das atletas e do seu treinador aqui

 

Não sendo a primeira vez que formam dupla, já que chegaram a disputar competições internacionais de Voleibol de Praia, Gabi e Vanessa, apesar da sua juventude, respectivamente, 20 e 22 anos, já deixaram a sua marca a nível mundial, entre outros resultados mais ou menos relevantes:
– Vanessa Paquete (com Daniela Silva) foi vice-campeã do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo, em 2014;
– Gabriela Coelho (com Marta Hurst) venceu o I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), disputado na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde, em 2017.

 

Historial recentedo Voleibol de Praia

 

A história recente do Voleibol de Praia nacional no que diz respeito aos escalões mais jovens tem apresentado resultados dignos de registo.


A dupla Mariana Filipe Alexandre/Joana Neto, atletas do Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV (CTARVP), rubricou mesmo uma página de ouro no desporto português ao alcançar, pela primeira vez no historial do Voleibol de Praia nacional em femininos, a medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub-18.

 

José Pedrosa e José Teixeira foram os primeiros portugueses a sagrarem-se campeões europeus de Sub-23, em Esposende, em 2001, depois de, em 1996, Jorge Alves e João Silva terem sido vice-campeões europeus de Sub-20, em Jurmala, na Letónia.

 

Em 1997, os mesmos José Pedrosa e José Teixeira tinham sido medalhados com o bronze no Europeu de Sub-20, em Zagreb, na Croácia.


Também em 2010, Rui Moreira e Ricardo Alvar classificaram-se num honroso 9.º lugar no Campeonato da Europa de Sub-23, realizado na ilha grega de Kos. Rui Moreira tinha já sido 9.º classificado no Europeu de Sub-18, em 2006.

 

Em 2012, Joana Resende e Tânia Oliveira, vice-campeãs nacionais, e Januário Silva/Sebastião Alves classificaram-se em 9.º lugar no 6.º Campeonato do Mundo Universitário de Voleibol de Praia, disputado na cidade brasileira de Maceió.

 

Em 2013, Juliana Antunes Rosas e Tânia Oliveira venceram, no Porto, o Europeu Universitário e, em 2014, Rosa Couto e Marta Hurst, campeãs nacionais de seniores, atingiram o 5.º lugar na classificação geral do Mundial Universitário, disputado também na Cidade Invicta.


Igualmente em 2013 e no Porto, Diogo Maia / Tomás Silva e Francisco Pombeiro / Bernardo Martins alcançaram um excelente 9.º lugar no Campeonato do Mundo de Sub-19.

 

Nos VIII Jogos Desportivos CPLP – Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, disputados na Foz do Lizandro, na Ericeira, Diogo Maia e António Nazário conquistaram a medalha de ouro e Inês Pereira e Valéria Rodrigues foram medalhadas com a prata.

 

Em 2014, as duplas Ricardo Cardoso / Tomás Sousa e Beatriz Pinheiro / Inês Castro conquistaram a medalha de prata nos torneios de Voleibol de Praia dos IX Jogos CPLP, que decorreram em Angola.


Ainda em 2014, as duplas Diogo Maia/Tomás Silva e Vanessa Paquete/Daniela Silva foram vice-campeãs do Torneio de Sub-21 da WEVZA, na Albufeira do Azibo.

 

Em 2015, e no regresso a Macedo de Cavaleiros, Diogo Pereira/Bruno Santiago foram medalhados com o ouro em Sub-19 e Francisco Pombeiro/José Jardim com a prata em Sub-21. 


Ainda em Sub-19, Bárbara Freitas/Sara Mendonça e João Nuno Pedrosa/João Alves alcançaram o 4.º lugar nos torneios da WEVZA.

 

Em 2016,  as duplas Beatriz Rodrigues/Matilde Calado e Leandro Firmino/Vasco Moura foram medalhadas com o ouro nos X Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disputados na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Em 2017, Francisco Pombeiro e José Jardim foram 17.ºs classificados no Europeu de Sub-22, disputado na cidade austríaca de Baden.


Marta Hurst/Gabriela Coelho, em femininos, e José Pedro Monteiro/Fabrício Barros, em masculinos, venceram o I Torneio de Voleibol de Praia da Associação das Federações de Voleibol de Países de Língua Portuguesa (AFV-PLP), disputado na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde.

 

Ainda mais recentemente, Inês Castro e Beatriz Pinheiro alcançaram o 4.º lugar no Torneio de Sub-21 da WEVZA de Voleibol de Praia disputado na localidade holandesa de Hoek van Holland e Afonso Reis/André Marques o 7.º lugar na mesma competição.


A dupla Beatriz Rodrigues/Matilde Calado Rodrigues apurou-se para a final da Taça Continental da Juventude, a realizar no próximo ano, ao garantir o 2.º lugar da Poule D de qualificação, disputada na praia de Parnu, na Estónia.


João Nuno Pedrosa e Hugo Campos estiveram perto de criar uma grande surpresa na cidade russa de Kazan. Venceram o 1.º set (21-19) frente aos favoritos Nikolay Chukhnenkov e Aleksei Arkhipov (Rússia) e estiveram perto de ganhar o 2.º (21-23). Cederam apenas na negra (12-15), classificando-se no 17.º lugar no Europeu de Sub-18.


Em Setembro de 2017, Inês Castro e Beatriz Pinheiro e Afonso Reis/André Marques foram 17.º classificados no Europeu de Sub-20, realizado na ilha italiana de Vulcano.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 22 de julho de 2019 – 01:08:56

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...