13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Estágio das Sub-19 tenta ajudar a "Restaurar a Pampilhosa da Serra"

 

 

A Selecção Nacional de Sub-19 Femininos encontra-se já na Pampilhosa da Serra a realizar o primeiro momento do estágio concentrado inserido na preparação da sua participação na Poule G da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2018.

 

O primeiro contacto das jovens jogadoras com a vila portuguesa do Distrito de Coimbra, na província da Beira Baixa, muito fustigada pelos incêndios em Outubro do ano passado, foi mesmo o impacto provocado pela visão de uma paisagem enegrecida e quase sem vida, pois ainda são bem visíveis as cicatrizes ambientais provocadas por essa tragédia.

 

Esse cenário foi recordado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, representada na recepção à comitiva da Selecção Nacional pelo seu Presidente, José Brito Dias, e pelo Vereador dos pelouros do Desporto e da Juventude, Carlos Alegre.

 

 

No discurso de boas-vindas com que acolheu as jovens internacionais, José Brito Dias destacou: "Esperamos que a Pampilhosa da Serra possa contribuir para o vosso sucesso na fase de qualificação para o Campeonato da Europa, tal como a vossa presença aqui ajuda a nossa recuperação depois do que aconteceu.
O que a região precisa é de gente que nos visite, pelo que a melhor forma de ajudar é vir até cá. 
O incêndio que afectou a região deixou muitas pessoas desalojadas e destruiu centenas de
habitações. Cerca de 30 mil pessoas naturais da região, que habitam e trabalham em Lisboa, ficaram sem as habitações que tinham na Pampilhosa da Serra.
Vamos lutar muito para reconstruir o que foi destruído, que é o nosso principal objectivo, e a vossa ajuda é muito importante
”.

 

 

Manuel Almeida: “É defrontando equipas como a Polónia e a Alemanha que nós aprendemos

 

O Seleccionador Nacional também comentou a escolha do estágio: “É uma forma de a Federação Portuguesa de Voleibol, e mais concretamente a nossa Selecção, tentar ajudar depois da infelicidade que ocorreu aqui, na vila da Pampilhosa da Serra, no final do ano passado com os incêndios. É uma excelente oportunidade de podermos contribuir para trazer
mais gente e mais dinâmica a uma zona que foi fustigada, como todos sabemos, e que precisa neste momento de movimento e de «vida». Vamos tentar, dentro das nossas possibilidades, contribuir para dinamizar e ajudar a restaurar o que o fogo destruiu
”.

 

No campo puramente desportivo, Manuel Almeida apresentou as metas a atingir: "A ideia original desta Selecção de Sub-19 foi criar uma equipa com uma base o mais alargada possível da Selecção de Sub-17 e um dos primeiros objectivos deste estágio será integrar as atletas mais velhas e fazer com que as expectativas que temos delas, enquanto mais-valias técnicas e físicas, sejam uma realidade.
A seguir, e uma vez que neste estágio tripartido não iremos ter nenhum momento formal de competição, o objectivo será tentar aproveitar ao máximo esses três momentos para criar um conjunto de rotinas de jogo e de parceria dentro de campo.
Quando à competição em si, vai ser muito difícil. A Alemanha e a Polónia são duas das selecções mais fortes deste escalão a nível europeu, mas também é defrontando estas equipas que nós aprendemos e podemos tirar algumas lições importantes de velocidade e consistência de jogo e da própria postura das atletas no contexto desta competição, quer dentro quer fora do pavilhão, e acho que esses jogos serão importantes lições para este grupo.
Sublinho: a ideia é tentar dar o máximo de tempo possível a um grupo muito jovem que nós acreditamos ter bastante potencial físico e técnico. Quanto mais tempo passarem com este tipo de equipas, quer num espaço desportivo quer social, mais depressa poderemos passar para esta selecção e para as seguintes a mensagem do que é ser uma atleta e uma selecção de topo
”.

 

 

Lista das convocadas

 

Ala Nun' Álvares de Gondomar
Ana Afonso
Beatriz Moreira
Maria Lopes
Mariana Vasconcelos

 

Assoc. Acad. José Moreira
Marlene Pereira

 

CAR Taipense
Inês Matos
Margarida Fernandes

 

Castêlo da Maia GC
Matilde Mouta
Matilde Teixeira

 

CF "Os Belenenses"
Beatriz Rodrigues

 

CSCM Fátima
Alice Clemente

 

Leixões SC
Beatriz Basto
Maria Santos
Mariana Moreira
Margarida Pedrosa

 

Lusófona VC
Carolina Rodrigues
Daniela Ferreira
Mafalda Brás
Susana Veiga

 

Treinador Principal: Manuel Almeida


Treinadores adjuntos: Fernando Alves e Luís Andrade

 

Plano da Selecção Nacional

1.º Estágio Concentrado: 26 a 29 de Março – Pavilhão Municipal de Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra)
2.º Estágio Concentrado: 2 a 6 de Abril – Pav. Esc. Rodrigues de Freitas (Porto)
3.º Estágio Concentrado: 23 e 24 de Abril – a definir (12 atletas)

 

Poule G de Apuramento para o Europeu – 26 a 28 de Abril, em Vilsbiburg / Alemanha
Viagem: Partida – 25 de Abril / Regresso – 29 de Abril

 

Conhecer melhor a Pampilhosa da Serra aqui 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 20 de novembro de 2018 – 22:18:42

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...