14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Selecções Jovens

O Torneio de Natal entre as selecções jovens (masculinos e femininos) de Portugal e a Espanha chegou ao fim com um merecido e retemperador jantar de Natal, que juntou todos os jogadores e jogadoras participantes, os elementos das equipas técnicas e médicas e os directores da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) responsáveis pelas respectivas selecções no Lar Juvenil dos Carvalhos.
As selecções de juniores lusas venceram os respectivos torneios, mas o mais importante foram os momentos de competição de que os jogadores, e as equipas técnicas, puderam usufruir, bem como a troca de experiências e a confraternização com equipas estrangeiras.

Daniel Lacerda, Director Técnico Nacional da FPV, delineou a preparação das selecções jovens até à entrada em competição nas fases de qualificação para o Campeonato da Europa, salientando as excelentes condições em que decorrem os estágios permanentes, repartidos pelo Colégio dos Carvalhos, Escola ES/3 dos Carvalhos e Lar Juvenil dos Carvalhos, onde treinam e/ou ficam alojadas todas as selecções de juniores e de cadetes.

Como é hábito, nestes momentos de paragem do calendário escolar, aproveitamos o tempo para realizar estágios de observação ou mesmo um estágio internacional.
Mais uma vez, organizámos um estágio em conjunto com a Selecção de Espanha, utilizando todos os recursos que temos agora, com a mudança para os Carvalhos, onde estamos a utilizar um grupo elevado de atletas, o que permite ter um grupo com idade de juniores e outro com a idade de cadetes.
Isso dá-nos a possibilidade de, no mesmo momento, fazermos uma avaliação de atletas já referenciados ao longo de vários anos e facilita a integração de novos atletas, podendo fazer antecipadamente uma avaliação precisa de potenciais atletas que poderão integrar a Selecção no próximo ano lectivo
”.

– As instalações nos Carvalhos possibilitam ainda a realização de dois torneios em simultâneo.

É inegável a capacidade logística que temos neste momento, pois, muito próximo do local de alojamento, há três pavilhões que utilizamos com regularidade. Neste torneio, estamos a utilizar só dois, mas que são pavilhões que têm todas as condições para mantermos os estágios permanentes nos Carvalhos”.

– Os treinadores e os próprios atletas salientam a importância dos jogos internacionais, como os que se irão disputar no Torneo Internacional de Navidad – Guadalajara 2011, na preparação das selecções…

Como é hábito, nesta altura do Natal, temos a oportunidade de participar num torneio internacional em Espanha que serve como preparação à competição do ano seguinte. Este ano vamos participar com um núcleo de atletas juniores, visto que a competição a realizar no próximo ano é o Europeu de Juniores, mas são sempre cerca de seis dias que vão possibilitar às equipas fazer mais de 10 jogos.
É um ritmo elevado, mas é muito importante para quem quer enfrentar o próximo ano com um bom nível competitivo sobretudo num escalão tão exigente como é o de juniores neste momento
".

– O trabalho que está a desenvolvido nas selecções jovens abre, pois, boas perspectivas…

A mensagem é sempre de esperança porque, acima de tudo, nós temos como grande objectivo formar atletas e formar cidadãos e o histórico diz-nos que temos conseguido atingi-lo. Do grupo de estágio permanente têm saído atletas para as selecções seniores, com alguma regularidade, e os atletas que não chegam com tanta facilidade às selecções seniores têm, também com regularidade, integrado plantéis de equipas da I e II divisões.
O trabalho tem tido muitos frutos, quer para o Voleibol interno quer para o Voleibol internacional ao nível das selecções.
E, aproveitando o momento, já que estamos a atravessar as festas de Natal e Ano Novo, desejo a todos atletas e familiares, simpatizantes e demais pessoas envolvidas na modalidade um Feliz Natal e um ano de 2012 cheio de sucessos
"..
  

Periodicidade Diária

terça-feira, 22 de outubro de 2019 – 05:58:01

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...