13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal: E vão duas vitórias na Liga Mundial!

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos venceu ontem, por  3-1 (25/18, 23/25, 25/21 e 25/23), a Finlândia no segundo jogo da 1.ª jornada da Poule C da Fase Intercontinental da Liga Mundial, disputada no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, local onde Portugal vai enfrentar a Argentina, no próximo fim-de-semana.
 
À semelhança do primeiro jogo, este novo embate foi muito emotivo e disputado, com a Finlândia a surpreender Portugal no segundo set e a equipa lusa a pagar-lhe na mesma moeda no set seguinte, ao recuperar de uma situação de desvantagem e, impulsionado pelo público, vencer por 4 pontos de diferença. A Finlândia acusou o duro golpe e, no quarto set, não conseguiu obstar à confiança e determinação dos portugueses, que rubricaram outra preciosa vitória neste regresso à grande montra do Voleibol mundial.
 
O primeiro set mostrou duas equipas empenhadas em dar o seu melhor para vencer o jogo, aplicando grande agressividade no serviço e ataque.

 Porém, Portugal conseguiu romper com esse equilíbrio aparente e ganhar vantagem em momentos importantes, como são os tempos técnicos (8-6 e 16-12, o 16.º ponto conseguido por Hugo Gaspar num remate que entusiasmou o público).

 Flávio Cruz fez o 18-13 no ataque e o 21-15 no bloco, e tudo se complicou irremediavelmente para os finlandeses, que não puderam deter o triunfo de Portugal por 25/18.
 
No segundo set, Portugal chegou com facilidade aos 5-2, mas a Finlândia respondeu com os ataques (indefensáveis) de Antti Siltala desferidos desde a 2.ª linha (6-7) e a partir daí o equilíbrio tomou conta do jogo (10-10, 14-14), apesar de algumas oscilações no marcador.

Um bloco de João Malveiro (18-16) e um serviço falhado por Mikko Oivanen (17-21) deram tranquilidade momentânea à equipa de Juan Diaz, mas também impulsionaram a reacção intempestiva da Finlândia, que chegou à igualdade (21-21) e, depois, à vitória (25/23), com novo ataque de 2.ª linha de Siltala.
 
O 3.º set teve um pouco de tudo, desde momentos de Voleibol de alto nível a decisões da dupla de arbitragem muito contestadas. A Finlândia esteve a vencer por 8-3 e a liderar sempre o marcador até aos 14 pontos, altura em que Portugal, com um bloco de João José, passou para a frente. Depois, impulsionados pela garra de Manuel Silva, os portugueses acabaram por selar a vitória com um serviço directo de João Malveiro: 25/21.
 
Motivados pela excelente prestação no final do set anterior, os portugueses não deram hipóteses ao seu antagonista no 4.º set. Criaram cedo uma vantagem razoável (4-0) e souberam geri-la (16-12) até ao resultado final de 25/23.
Flávio Cruz e o finlandês Antti Siltala, com 15 pontos, foram os melhores pontuadores do jogo.
 
No final, Juan Diaz confessou: “Estou satisfeito com a forma como a equipa se comportou. Os jogadores mantiveram o ritmo e a calma ao longo do jogo. No 3.º set, começámos muito mal, mas depois conseguimos vencer o set e isso foi muito importante, pois deu-nos mais confiança. Não podemos esquecer que temos jogadores muito jovens, que disputam a Liga Mundial pela primeira vez. Antes dos jogos com a Argentina, vamos tentar corrigir aspectos menos bons e lutar sempre ponto a ponto de modo a atingirmos os nossos objectivos”.
 
Carlos Teixeira salientou dois aspectos importantes: “Gostaria de agradecer ao público, que mais uma vez nos apoiou e foi sempre o nosso 8.º jogador, e de salientar que temos um grupo de trabalho muito bom. Quando há substituições, o rendimento não oscila muito, pois estão todos a jogar ao mesmo nível e isso dá-nos confiança”.
 
Daniel Castellani, Treinador da Finlândia, reconheceu: “Foi um jogo muito semelhante ao de ontem. Portugal esteve coeso na defesa e melhor no sideout, mantendo-se sempre ao mesmo nível no ataque.
 
E Tuomas Sammelvuo concluiu: “Novamente, parabéns, pois Portugal fez um grande jogo, sobretudo na defesa e no sideout, e hoje jogou ainda com mais garra. Em relação à nossa equipa, temos de ser mais agressivos e não perder oportunidades quando estamos em vantagem”.
 
Mais informações:  www.fivb.org www.fpvoleibol.pt/WL2011

  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 22 de março de 2019 – 22:15:50

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...