18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato da Europa RS:X 2012: Regata de Treino: Aqui não há vencedor!

Foi cumprida ao largo do Funchal, esta quinta feira, a regata de treino do Campeonato da Europa de RS:X – Prancha à vela/Windsurf que decorre a partir de hoje, sexta-feira, e até ao próximo dia 1 de Março.
 
 A organização tinha tudo pronto para dar a largada ao meio dia mas o vento não apareceu e, apesar da Comissão de Regatas ter tentado montar o percurso mais ao largo, os velejadores acabaram por começar os preparativos de largada por volta das 14h00. O campo em forma de banana (vai e vem barlavento/sotavento), com duas rondagens na bóia de bolina, contou com quase todos os velejadores masculinos e apenas uma dezena de velejadoras. Como é hábito, a regata de treino serve para testar o material dos velejadores mas também para acertar pormenores entre as embarcações da comissão de regatas.
 
 “Foi uma boa regata de treino. Fomos para a água por volta das 10h00 e tentámos montar o campo mais fora numa tentativa dos velejadores apanharem melhores ventos mas afinal o vento caiu. Acabámos por vir mais para junto ao molhe, junto a terra onde o vento soprava de Oeste com uma força entre os 8 e os 9 nós. Os velejadores fizeram a largada, rondaram a bóia de bolina e não terminaram a regata… porque dá azar. Foi um bom teste geral para todos”, explicou João Allen oficial de regata presente no europeu.
 
 A frota lusa esteve em peso na água e o balanço é positivo. “Foi um bom treino, serviu para fazer os últimos testes ao material” explicou João Rodrigues ao chegar a terra. Também o treinador de Windsurf do Clube Naval do Funchal, Ivan Nunes, agora destacado para apoiar o velejador Pedro Moura, está satisfeito com a regata do seu pupilo: “O Pedro foi para o mar um pouco tarde porque tivemos que fazer afinações na vela que é nova e por isso demorámos algum tempo. De qualquer forma foi uma boa regata apesar do vento fraco que exige sempre muito fisicamente dos velejadores. Essa foi com certeza uma das razões porque a frota só fez a primeira bolina. O Pedro fez uma boa largada e rondou a primeira bóia a meio da frota o que mostra que esteve com um bom andamento. Agora está tudo preparado para o primeiro dia de competição.
  
   

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:39:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...