18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Brilhante vitória de Jorge Ferreira garante norma de grande mestre

 

 

O mestre internacional Jorge Ferreira escreveu uma página linda na história do xadrez português, ao vencer, na nona jornada do Campeonato da Europa de Batumi (Geórgia), o grande mestre ucraniano Alexander Kovchan, triunfo que garante de antemão uma norma de grande mestre ao xadrezista do GD Dias Ferreira.
 
Jorge Ferreira, cotado com 2492 pontos Elo, soma 6 pontos em oito partidas efetuadas (não jogou na primeira jornada) e, fruto do triunfo perante Kovchan, jogador com 2596 pontos), fez subir a performance para 2662 pontos. Mesmo que não pontue na 10.ª ronda, frente a grande mestre romeno Konstantin Lupulescu (2627 pontos Elo), já assegurou a tão almejada norma.
 
Com a vitória obtida (a conduzir as peças pretas), o número 1 português subiu ao grupo dos 20.ºs classificados e entrou mesmo na luta pelo apuramento para a Taça do Mundo, pois este Europeu fornece 22 jogadores ao grande torneio intercontinental. Trata-se de algo de notável para um jogador que é o número 144 do fortíssimo torneio de Batumi, que agora é liderado por um quarteto, com 7,5 pontos. São eles Rasloslaw Wojtaszek (Polónia), Gawain Jones (Inglaterra), Anton Korabov (Ucrânia) e Maxim Matlakov (Rússia).
 
Se Jorge Ferreira está a fazer um Europeu de sonho, o mesmo não pode dizer-se de André Sousa, o outro jogador luso em Batumi. O jovem mestre internacional, atual campeão nacional, perdeu na nona ronda frente ao candidato a mestre turco Ahmet Olcum e mantém-se com 3 pontos.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 01:49:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...