15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

A.Xat, GD Dias Ferreira e AX Gaia lutam lance a lance pelo título nacional

 

Está pleno de emoção o Campeonato Nacional de Xadrez da 1.ª Divisão. A duas rondas do final da prova, que decorre em Évora, três equipas lutam lance a lance pelo título. São elas, a A.XAT de Montemor-o-Novo, o Grupo Desportivo Dias Ferreira e a Academia de Xadrez de Gaia.
 
Com sete jornadas realizadas, a A.XAT e o GD Dias Ferreira dividem o comando, com 18 pontos, equivalentes a cinco vitórias, um empate e uma derrota. No entanto, a vantagem neste momento vai para a A.XAT, já que venceu o duelo direto com a equipa de Matosinhos.

 


 
O conjunto de Montemor-o-Novo, com uma equipa “milionária” – os grandes mestres Grigoriy Oparin, Manuel Candelário, Jaime Latasa e Daniel Esteban formam um quarteto com uma média de Elo de 2612 pontos – depende de si mesmo para se sagrar campeão, pois basta-lhe ganhar os dois últimos duelos.
 
À espreita do título está também a Academia de Xadrez de Gaia, que soma 17 pontos (quatro vitórias, dois empates e uma derrota) e defronta, nas duas últimas sessões precisamente as equipas que seguem na dianteira. Se vencer esses dois matches, a AX Gaia será campeã.
 
O campeonato por equipas mais forte de sempre no nosso pais, que se joga nas instalações do Évora Hotel, também está muito renhido na luta pela permanência. Recorde-se que descem de divisão três das 10 equipas em competição e para já há seis equipas que podem ser despromovidas: Assembleia Figueirense, O Amanhã da Criança, Amadora Xadrez, GX Porto, Académica de Coimbra e EX Porto.
 
Resultados:

 

5.ª Jornada - A.XAT Montemor-o-Novo-O Amanhã da Criança, 3,5-05; GD Dias Ferreira-AX Portugal/Atlantidiagonal, 2-2; Assembleia Figueirense-Escola de Xadrez do Porto, 3-1; Academia de Xadrez de Gaia-Grupo de Xadrez do Porto, 1-3; Associação Académica de Coimbra-Amadora Xadrez, 2,5-1,5.
 
6.ª Jornada - O Amanhã da Criança-Amadora Xadrez, 2-2; GX Porto-Académica de Coimbra, 2,5-1,5; EX Porto-AX Gaia, 1,5-2,5; AX Portugal-Assembleia Figueirense, 2,5-1,5; A.XAT-GD Dias Ferreira, 2,5-1,5.
 
7.ª Jornada – GD Dias Ferreira-O Amanhã da Criança, 3-1; Assembleia Figueirense-A.XAT, 1.5-2,5; AX Gaia-AX Portugal, 2-2; Académica de Coimbra-EX Porto, 3-1; Amadora Xadrez-GX Porto, 2,5-1,5.
 
Classificação:

 

1.ºs A.XAT e GD Dias Ferreira, 18 pontos;

3.º AX Gaia, 17;

4.º AX Portugal, 16;

5.ºs Assembleia Figueirense, O Amanhã da Criança e Amadora Xadrez, 14;

8.ºs GX Porto e Académica de Coimbra, 11;

10.ºs EX Porto, 8. 

Jornadas a realizar:

 

8.ª Jornada – O Amanhã da Criança-GX Porto; EX Porto-Amadora Xadrez; Ax Portugal-Académica de Coimbra; A.XAT-AX Gaia; GD Dias Ferreira-Assembleia Figueirense.
 
9.ª Jornada – Assembleia Figueirense-O Amanhã da Criança; AX Gaia-Gd Dias Ferreira; Académica de CoimbraA.XAT; Amadora Xadrez-AX Portugal; GX Porto-EX Porto

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 7 de março de 2021 – 03:10:04

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...