Gonçalo Silva em destaque no IberoAmericano

 

 

Terminou em Linares (Espanha) o Campeonato IberoAmericano de xadrez e os quatro xadrezistas portugueses presentes cumpriram os objetivos propostos, com destaque para Gonçalo Silva, campeão nacional de Sub-20, que chegou a lutar por uma norma de mestre internacional, mas acabou com 4 pontos, que ainda assim lhe valeram um ganho de 45 pontos Elo.

 


 
Na 9.ª e última ronda, Gonçalo Silva, cotado com 2085 pontos Elo, conseguiu um resultado positivo, ao empatar com o espanhol Francisco Jimenez (2222), e fechou o torneio na 62.ª posição, entre os 103 participantes da forte prova, que reuniu muitos dos melhores representantes dos países iberoamericanos.
 
O melhor português no torneio de Linares foi o mestre internacional Rui Dâmaso (2417 pontos Elo), que somou 5 pontos e terminou em 36.º, com um desempenho regular e um pequeno ganho de 3 pontos Elo. Na 9.ª jornada, Dâmaso foi

batido pelo grande mestre brasileiro Alexandr Fier (2558).
 
Também dentro da regularidade nas respetivas ordens de força foram os torneios de Henrique Paiva e Rita Santos. Paiva somou 3 pontos e ficou em 85.º, enquanto Rita, atual campeã nacional de Sub-20, totalizou 2,5 pontos e concluiu o

difícil torneio em 94.º.
 
O grande triunfador nesta oitava edição do Campeonato IberoAmericano foi o grande mestre peruano Jorge Cori, com 7 pontos, os mesmos dos também grandes mestres Carlos Albornoz (Cuba) e Francisco Vallejo (Espanha)

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...