15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Portugal Open dá xeque-mate ao plástico não reciclável

 

Uma das novidades do Portugal Open 2020 prende-se com a guerra ao desperdício e ao consumo de produtos de plástico não reciclável. Em conformidade com a iniciativa “Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, a Federação Portuguesa de Xadrez procurou fazer do seu maior torneio um exemplo no combate ao desperdício, principalmente ao nível do consumo de garrafas de água de plástico.

 


 
No Portugal Open o plástico não reciclável levou xeque-mate e assim será em todos os torneios organizados pela FPX a partir de agora. Para concretizar este desígnio a FPX distribuiu pelos jogadores, árbitros e restante staff do Open de Portugal pequenas garrafas de metal alusivas ao evento, que podem ser sempre enchidas nos dois dispensadores de água mineral colocados na sala de jogo.
 
Para além de servirem como uma ótima recordação do Portugal Open estas garrafas ficarão nas mãos dos utilizadores, que as podem levar para outros torneios, onde poderá ser seguido o mesmo tipo de iniciativa.

 


 
Como é sabido, a FPX faz questão de oferecer água aos participantes nos nossos torneios. Feitas as contas, num ano de atividade da nossa federação são consumidas cerca de 15 mil garrafas de plástico de 25 ou 33 cl. No fim de cada jornada desses torneios, a quantidade de garrafas vazias acumulada é enorme e sabemos que esse material não é reciclável.
 
O xadrez é um jogo de cálculo e antecipação dos lances e a FPX faz precisamente o trabalho de antecipação das leis ambientais que irão ser criadas para combater o excesso de plástico não reciclável.
 
Os participantes no Portugal Open 2020 louvaram a nossa iniciativa e, muitos deles, comprometeram-se a levar a ideia para os respetivos países, onde este tipo de gestão da água ainda não foi implementado nos torneios e outros eventos da nossa modalidade desportiva.
 
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 06:00:58

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...