15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Mestre FIDE José Padeiro e Augusto Fonseca triunfam nas Ligas de Xadrez da Maia

 

 

A Associação de Xadrez da Maia promoveu ao longo deste mês de julho as Ligas de Xadrez da Maia, disputadas online como forma de evitar todos os riscos associados à pandemia da Covid19, as quais contaram com a participação de mais de 30 xadrezistas, divididos pelas duas ligas competitivas.

 

A 1.ª Liga contou com 16 participantes com destaque para o Mestre FIDE José Padeiro, capitão da equipa Maiata, atualmente a viver na Bulgária e para o jovem xadrezista maiato Paulo Monteiro, o qual conta com diversos títulos de campeão distrital e nacional de jovens no seu currículo, sendo já uma certeza do xadrez nacional.

 

Na 2.ª Liga, competição destinada aos xadrezistas menos cotados e também aos mais recentes praticantes da Associação de Xadrez da Maia, contou com quase duas dezenas de xadrezistas.

 

Em cada uma das 10 rondas da competição, os xadrezistas defrontaram-se, jogando match´s de duas partidas na 2.ª liga e 4 partidas na 1.ª Liga, procurando levar de vencida o seu adversário tendo em vista a vitória final.

 

No final das 10 rondas o Mestre FIDE José Padeiro foi o vencedor incontestado da 1.ª Liga com um registo imaculado de 9 vitórias e 1 empate e um total de 9,5 pontos, seguido de Luís Araújo, xadrezista maiato residente no Castelo da Maia, com 9 pontos e a ocupar o degrau mais baixo do pódio ficou o jovem Paulo Monteiro, da Cidade da Maia, com 8 pontos. Desceram de divisão os três últimos classificados, Pedro Areal, Gilberto Selores e Nuno Sousa.

 

Quanto à 2.ª Liga o vencedor foi Augusto Fonseca, da freguesia Cidade da Maia, com 8,5 pontos, com 8 pontos a ocupar a segunda posição ficou o Francisco Duarte, natural de Águas Santas, e com 7,5 pontos a encerrar o pódio ficou o Bruno Esteves, residente em Vila Nova da Telha. Estes três atletas subiram para a 1.ª Liga da Maia.

 

 

Dado o sucesso desta edição, irá ser realizada a segunda edição das Ligas de Xadrez da Maia, com início previsto para 1 de setembro, sendo abertas em breve as inscrições para todos os interessados.

 

Augusto Fonseca, da presidente da Associação de Xadrez da Maia efetua um balanço extremamente positivo considerando esta iniciativa como “um claro exemplo da atração exercida pelo Xadrez junto da comunidade, bem como uma forma de a Associação de Xadrez da Maia se aproximar ainda mais da comunidade maiata e promover o Xadrez como um desporto para todos.

 

Para quem não teve a oportunidade de participar neste Campeonato de Xadrez Online da Associação de Xadrez da Maia, poderá sempre juntar-se aos treinos, decorrendo os treinos em ambiente online até início de setembro, momento onde em função da evolução da pandemia da Covid19 poderão surgir novas orientações.

 

Os interessados podem encontrar todas as informações sobre a Associação de Xadrez da Maia nas suas páginas nas diferentes redes sociais ou por através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 08:00:47

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...