14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Citroën em grande no Rali do México

alt
 
PRIMEIRA DOBRADINHA DE LOEB E HIRVONEN!
 
A edição 2012 do Rali do México manteve o público em suspenso até final. Mais uma vez Sébastien Loeb e Daniel Elena foram heróicos, alcançando a 69ª vitória da sua carreira. A Citroën Total World Rally Team realizou um resultado perfeito, graças ao 2º lugar de Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen. Loeb e Hirvonen conservam, evidentemente, os dois primeiros lugares do Campeonato do Mundo de Pilotos, enquanto a Citroën alargou a vantagem no Mundial de Construtores.
 
Mais curta que as duas primeiras, a 3ª etapa do Rali do México não era, apesar de tudo, menos temida pelos concorrentes. Depois do aperitivo que era a quarta e última passagem pela super-especial no Autódromo de León, os pilotos enfrentavam a classificativa de Guanajuatito e os seus 54,30 quilómetros!
 
Munidos de uma confortável vantagem na classificação geral, Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen, não forçaram demasiado o ritmo, procurando poupar os pneus para a ‘Power Stage’.
 
As várias saídas de estrada que aconteceram nesta 22ª especial deram razão aos pilotos da Citroën. Apesar disso, Mikko Hirvonen assinou o melhor tempo, 0,7s mais rápido que Sébastien Loeb.
 
Em Derramadero, penúltima especial do rali, Sébastien Loeb foi o mais rápido, colocando nova vitória em classificativas na sua conta pessoal. Ao ataque na ‘Power Stage’, o octa-Campeão do Mundo alcançou a segunda melhor marca e dois pontos suplementares de bónus.
 
alt
 
Foi um fim-de-semana verdadeiramente perfeito”, saboreava Seb no regresso ao parque de assistência. “Sei que esta 69ª vitória tocou no coração do Daniel. O rali foi muito difícil, tive verdadeiramente de atacar para me libertar do Mikko. Após conseguir ganhar alguma vantagem foi possível gerir um pouco, mas estive sempre alerta.
Estávamos sempre à mercê de um pião ou de um furo que deitasse tudo a perder. Este início de temporada está de acordo com a tradição: uma vitória em Monte Carlo, um resultado razoável na Suécia e uma vitória no México. Espero que as coisas continuem desta forma!
 
Segundo classificado como na Suécia, Mikko Hirvonen recebeu este resultado com um sorriso: “É fantástico para a equipa conseguir uma dobradinha aqui. O Seb esteve mais forte e eu tive de ceder numa luta em que tive as minhas hipóteses. Estes três dias de prova permitram-me progredir, sendo que pouco a pouco tenho evoluido a minha pilotagem para a adaptar às especificidades do DS3 WRC. Foi um bom fim-de-semana e que augura uma época interessante”.

As nossas duas equipas realizaram o que esperávamos delas este fim-de-semana”, acrescentou Yves Matton, Director da Citroën Racing. “O rali foi terrivelmente difícil mesmo até final. A fiabilidade perfeita dos nossos DS3 WRC voltou a ser um trunfo e tenho de associar também os colaboradores da Citroën Racing a este resultado. Para além dos dois carros da Citroën Total World Rally Team, quero sublinhar também o desempenho do Nasser Al-Attiyah e do Thierry Neuville. O Nasser fez uma corrida inteligente, explorando a sua experiência nos rali-raids. O Thierry não foi tão bem sucedido, pois passou para Rally 2, mas a análise do seu desempenho demonstra o seu potencial em pisos de terra. Ele poderá aproveitar a experiência adquirida aqui para o Rali de Portugal”.
 
Classificação Final (provisória)

1 S. Loeb / D. Elena Citroën DS3 WRC 4h15m32,7s
2 M. Hirvonen / J. Lehtinen Citroën DS3 WRC +42.4s
3 P. Solberg / C. Patterson Ford Fiesta RS WRC +2m11,4s
4 M. Ostberg / J. Andersson Ford Fiesta RS WRC +4m51.5s
5 O. Tanak / K. Sikk Ford Fiesta RS WRC +5m02.6s
6 N. Al-Attiyah / G. Bernacchini Citroën DS3 WRC +6m41.4s
7 A. Araújo / M. Ramalho Mini JCW WRC +12m46.9s
8 S. Ogier / J. Ingrassia Skoda Fabia S2000 +14m57.8s
9 K. Block / A. Gelsomino Ford Fiesta RS WRC +22m26.8s
10 R. Triviño / A. Haro Ford Fiesta RS WRC +23m30.7s

13 T. Neuville / N. Gilsoul Citroën DS3 WRC +30m08,3s
 
Classificação Mundial Pilotos

1º Sébastien Loëb, 66 pts; 2º Mikko Hirvonen, 50; 3º P. Solberg, 47; 4º M. Ostberg, 28; 5º J.M. Latvala, 26; 6º E. Novikov, 21; 7º D. Sordo, 18; 8º O. Tanak, 14; 9sº F. Delecour e N. Al-Attiyah, 8; (…).
 
Classificação Mundial Construtores

1º Citroën Total World Rally Team, 108 pts; 2º Ford WRT, 70; 3º M-Sport Ford WRT, 38; 4º Mini WRC Team, 26; 5º Qatar World Rally Team, 16; 6º Adapta WRT, 12; 7º Citroën Junior World Rally Team, 6.




   

Periodicidade Diária

domingo, 15 de dezembro de 2019 – 15:06:03

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...