15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Citroën Top Driver é plataforma de evolução

 
Quarta prova do Campeonato do Mundo, a 47ª edição do Rali de Portugal marcará, igualmente, o arranque do Citroën Top Driver. Iniciativa da marca do « double chevron », este desafio contará com nove equipas neste primeiro encontro da temporada no Algarve, todos ao volante de unidades DS3 R3, com um objectivo em mente: a conquista do ceptro e o correspondente lugar a bordo de um DS3 R5 em seis ralis do WRC 2014, na categoria WRC2. Um prémio que faz antever uma temporada muito animada.
 
À imagem do campeonato principal, os pilotos vão competir num calendário misto de provas, com a terra a ter a parte de leão em jornadas específicas. Quer isto dizer que os pilotos irão encontrar-se nos saltos finlandeses, competir na zona das vinhas alsacianas ou até mesmo nas enlameadas especiais inglesas, locais com as suas características e as suas dificuldades próprias. Terrenos de alto nível onde os protagonistas poderão expressar o seu talento competitivo. Todos irão competir ao volante de um modelo que provou a sua validade em ralis nacionais e internacionais e que constitui a referência de sua categoria, o DS3 R3.
 
A primeira ronda totaliza 387 km cronometrados, num percurso rápido e técnico, especialmente se as condições meteorológicas de mostrarem adversas, como tantas vezes os pilotos encontram em Portugal. Na Sexta-Feira, depois de duas passagens pelos troços de Mú e Ourique, os DS3 R3 rumarão a Lisboa e à sua Super Especial: um trajecto total de 665 km sem assistência, pelo que a escolha de pneus será fundamental. As etapas de Sábado e Domingo serão mais tradicionais, mas os 52 km do troço de Almodôvar, percorrido por duas vezes no último dia, será sem dúvida, o juiz de paz do evento.
 
Em qualquer dos casos, será difícil definir um favorito em face do plantel inscrito no Citroën Top Driver, cada um dos pilotos com hipóteses de surgir à cabeça da competição. São detentores de um belo palmarés (como Bryan Bouffier) ou experientes (como Francesco Parli), vencedores das séries nacionais do Citroën Racing Trophy (como Keith Cronin ou Quentin Gilbert) ou ainda jovens pilotos promissores com alguma experiência (como Simone Campedelli, Sébastien Chardonnet, Federico de La Casa e Alastair Fisher), todos eles detentores de trunfos para conseguirem defender um lugar no pódio. Do lado do Campeonato de Equipas, a Delta Rally, a Saintéloc Racing e a Top Teams competem entre si para garantir a exploração do programa do vencedor para 2014.
 
« A iniciativa Citroën Top Driver antecipa-se como um verdadeiro sucesso e conseguimos reunir um plantel de excepção em Portugal, » refere entusiasmado Marek Nawarecki, responsável da área de Competição Cliente da Citroën Racing. « Temos um duplo objectivo: valorizar os talentos do amanhã numa competição à escala global, oferecendo-lhes o melhor suporte possível, através de um produto fiável e competitivo como o Citroën DS3 R3, uma referência no campeonato WRC3. O desafio é enorme mas as equipas inscritas contam com as qualidades e os recursos necessários para o alcançar! »
 
 
OS INSCRITOS
 
Bryan Bouffier
Idade: 34 anos; Nacionalidade: Francesa; Co-Piloto: Xavier Panseri; Equipa: Delta Rally Team
Palmarés: Triplo-Campeão de Ralis da Polónia (2007, 2008 e 2009), Campeão de Ralis de França (2010), Vencedor do Rali de Monte-Carlo (IRC 2011)
 
Simone Campedelli
Idade: 25 anos; Nacionalidade: Italiano; Co-Piloto: Matteo Chiarcossi; Equipa: Saintéloc Racing
Palmarés: Campeão de Ralis de Itália - Sub-23 (2009), Campeão de Ralis de Itália - Júnior (2011), Vencedor da Copa de 2 Rodas Motrizes - Itália (2011 e 2012 com um DS3 R3)
 
Sébastien Chardonnet
Idade: 24 anos; Nacionalidade: Francesa; Co-Piloto: Thibault de la Haye; Equipa: Top Teams
Palmarés: Karting, monolugares e GT3 (1999-2009), 2º no Citroën Racing Trophy (2010), 1º do Grupo R no Rali de Monte-Carlo 2013, actual líder da classe WRC3 no WRC 2013
 
Keith Cronin
Idade: 26 anos; Nacionalidade: Irlandês; Co-Piloto: Clark Marshall; Equipa: Charles Hurst Citroën Belfast
Palmarés: Triplo-Campeão de Ralis de Inglaterra (2009, 2010 e 2012 com um DS3 R3), Vencedor do Citroën Racing Trophy UK (2012)
 
Federico Della Casa
Idade: 21 anos; Nacionalidade: Suíço; Co-Piloto: Marco Menchini; Equipa: Delta Rally Team
Palmarés: Participante no Citroën Racing Trophy - Suíça (2010 e 2011)
 
Alastair Fisher
Idade: 24 anos; Nacionalidade: Irlandês; Co-Piloto: Gordon Noble; Equipa: Saintéloc Racing
Palmarés: Campeonato de Inglaterra (2010), 3º na WRC Academy em 2011, 1º no Rali de Portugal e 2º no Rali da Grécia na WRC Academy 2012
 
Quentin Gilbert
Idade: 23 anos; Nacionalidade: Francês; Co-Piloto: Isabelle Galmiche; Equipa: Top Teams
Palmarés: Vencedor da operação Rallye Jeunes (2009), Vencedor do Citroën Racing Trophy - França (2012)
 
Francesco Parli
Idade: 41 anos; Nacionalidade: Suíço; Co-Piloto: Tania Canton; Equipa: BP Racing
Palmarés: 2º no Campeonato da Europa, categoria 2 Rodas Motrizes, com um DS3 R3 (2012)
 
Christian Riedemann
Idade: 25 anos; Nacionalidade: Alemão; Co-Piloto: Lara Vanneste; Equipa: Team Riedemann
Palmarés: 2º no Campeonato de Ralis da Alemanha com um DS3 R3 (2012)
 
 
1ª prova
2ª prova
3ª prova
4ª prova
5ª prova
6ª prova
13/14 Abril
22/23 Junho
03/04 Agosto
23/25 Agosto
05/06 Outubro
16/17 Novembro
Rali de Portugal
Rali de Itália
Rali da Finlândia
Rali da Alemanha
Rali de França
Rali de Inglaterra
 
 
EQUIPAS
PILOTOS
CAMPEONATO PILOTOS
CITROËN TOP DRIVER
+ FIA WRC3
CAMPEONATO EQUIPAS
CITROËN TOP DRIVER
TOP TEAMS
Quentin GILBERT
Sébastien CHARDONNET
SIM
SIM
BP RACING
Francesco PARLI
SIM
NÃO
SAINTELOC RACING
Alastair FISHER
Simone CAMPEDELLI
SIM
SIM
TEAM RIEDEMANN
Christian RIEDEMANN
SIM
NÃO
DELTA RALLYE TEAM
Bryan BOUFFIER
Federico DELLA CASA
SIM
SIM
CHARLES HURST CITROËN BELFAST
Keith CRONIN
SIM
NÃO
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 29 de setembro de 2020 – 03:04:02

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...