18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato de Portugal de Circuitos - GT (Estoril 2) - Vitória na Corrida 2 do Audi Team NovaDriver adia decisão do título para a derradeira jornada

alt
 
O Audi Team NovaDriver fechou o programa deste fim-de-semana do Circuito do Estoril com um conjunto de resultados que, neste momento e por um lado, confirmam a segunda posição dos seus pilotos na respectiva tabela do Campeonato de Portugal de Circuitos - GT, e que, por outro, adiam para o mês de Novembro, em Braga, o escalonamento final absoluto. Na primeira das duas corridas desta que foi a penúltima jornada do ano, César Campanico e Ni Amorim levaram o Audi R8 LMS até um suado terceiro lugar numa corrida cheia de sobressaltos, obtendo depois a compensação com uma tão merecida quanto saborosa vitória na segunda corrida.
 
A primeira corrida do dia foi, de facto, repleta de incidentes. Num primeiro turno com o Campaniço ao volante, este conseguiu fazer o trabalho que a equipa tinha objectivado após a sessão de treinos de sábado, de manter sempre uma distância sempre muito curta para o Mercedes, de modo a poder recuperar o tempo perdido na troca de pilotos, onde a equipa tinha menos cinco segundos de ‘handicap’ do que os seus adversários. Mas o esforço cairia por terra, já que Amorim conseguia, de facto, entrar em pista na frente da corrida, mas por ter excedido o limite de velocidade no ‘pitlane’, foi depois obrigado a cumprir um ‘drivetrough’. Mais tarde surgiu uma penalização de uma volta, que fez a equipa cair para o terceiro lugar, isto por ter cumprindo menos três segundos na boxe do que o obrigatório aquando da troca de pilotos.
 
Posto isto e no pouco tempo que mediou entre as duas corridas, houve que repensar a estratégia para a segunda corrida. No arranque Amorim não conseguiu suster o arranque mais forte do Lamborghini, mas manteve sempre uma distância muito curta para o mesmo, ao mesmo tempo que dilatava a vantagem para o Mercedes, amealhando segundos preciosos que ajudariam, depois, a equipa a alcançar a vitória no final. Campaniço entrou para o segundo turno no segundo posto, mas após a troca de pilotos da equipa que liderava, o chefe-de-fila do Audi Team NovaDriver tomou as rédeas da corrida, mantendo a vantagem até à glória final.
 
alt

Para César Campaniço “foi bom acabar o fim-de-semana com uma vitória porque é algo que nos lembramos sempre, já que é a última corrida do programa. Foi pena o que nos aconteceu na primeira corrida, derivado de um problema com o limitador de velocidade, que nos levou a penalização. Parecia estar enguiçado obtermos uma nova vitória, mas conseguimo-la na segunda corrida! Correu bem quase a 100%, já que só não liderámos no arranque, mas o Ni voltou a fazer um excelente trabalho, não perdendo tempo para o líder. Depois acabámos por fazer a troca de pilotos mais cedo para conseguir ganhar vantagem com isso. Quando soube que estava com 10 segundos de vantagem, limitei-me a gerir essa distância e a chegar ao fim, recebendo a bandeirada de xadrez.
 
 
Já Ni Amorim considerou que “este foi um fim-de-semana de sensações mistas: tivemos um azar incrível na primeira corrida, que nos colocou a 15 pontos do líder do campeonato, mas acabámos por inverter a situação com a vitória na corrida seguinte. A luta pelo título está relançada, estamos apenas a oito pontos dos líderes, pelo que tudo é possível para a última corrida, apesar de o ‘handicap’ não nos beneficiar em Braga. É uma pena e lamentável a alteração que se efectuou aos regulamentos a meio da época, pois fruto da vitória na última corrida de hoje, vamos para Braga com o handicap máximo. Mas, no Audi Team NovaDriver vamos lutar até ao final, sendo sempre essa a nossa postura.


Classificação Corrida 1
1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes) 51m39,251s
3º Patrick Cunha/João Ramos (Lamborghini) a 18,720s
2º César Campaniço/Ni Amorim (Audi R8 LMS) a 1 volta
4º António Nogueira (Porsche) a 1 volta
5º Paulo Moreno/Pedro Moleiro (Porsche) a 1 volta

Classificação Corrida 2
1º César Campaniço/Ni Amorim (Audi R8 LMS) 51m40,144s
1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes) a 9,698S
3º Patrick Cunha/João Ramos (Lamborghini) a 11,535s
4º António Cabral/José Cabral (Porsche) a 1 volta
5º Paulo Moreno/Pedro Moleiro (Porsche) a 2 voltas


Campeonato de Portugal de Circuitos GT - Absoluto
1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa 184 pontos
2º César Campaniço/Ni Amorim 176 pontos
3º Patrick Cunha/José Carlos Ramos 128 pontos

  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:34:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...