18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Brasil: Porsche GT3 Cup Challenge leva para a pista seu apoio ao Outubro Rosa, pela prevenção ao câncer de mama

 

Carros das duas categorias entraram na pista do Velo Città com tarjas cor-de-rosa em alusão à campanha mundial. Mais de 100 pessoas, entre engenheiros, pilotos, mecânicos e convidados, também carregam o sinal rosa pela prevenção ao câncer de mama.

Neste sábado, o Porsche GT3 Cup Challenge entra no traçado do autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), tingido de cor-de-rosa. A categoria dará seu apoio à campanha "Outubro Rosa", dirigida à sociedade e às mulheres para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu no início da década 1990 em Nova York. Desde então é promovido anualmente na cidade e ganhou adeptos em todo o mundo.

O consultor técnico do Porsche GT3 Cup Challenge, Douglas Pires, tomou conhecimento do "Outubro Rosa" por meio das redes sociais e eventos esportivos. E trouxe a campanha para dentro das pistas. "A ideia é acima de tudo pelo ato de cidadania. O câncer é uma doença terrível e sua mortalidade aumenta com a falta de informação. Nesse sentido é obrigação de todos, como cidadãos, divulgar e fazer sua parte em relação a isso", afirma.

Em sintonia com Douglas também está Mayara Bianchi, competidora da categoria Light e primeira mulher a pilotar um Porsche de competição no Brasil. Como profissional da área de saúde (é dentista em Campinas), Mayara ressalta a importância que o autoexame e a prevenção têm no diagnóstico e tratamento do câncer de mama: "A prevenção é de extrema importância, ainda mais por ser uma doença muito comum e fatal para as mulheres. Conscientizar as mulheres a realizar o autoexame faz uma grande diferença e acredito que a parceria com o esporte pode ser muito boa nesse sentido", complementa.

O câncer de mama é o segundo mais incidente na população feminina mundial e brasileira. É também uma das maiores causas de mortalidade no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. A cada ano morrem de câncer no Brasil dez mil mulheres. Políticas públicas vêm sendo desenvolvidas no Brasil nessa área desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas por programas como Viva Mulher (de 1998).

Por se tratar de uma enfermidade com alto índice de incidência em todas as parcelas da população, o envolvimento da sociedade civil também é fundamental para a conscientização e prevenção da doença. No mundo todo, celebridades, atletas e personalidades das mais diversas áreas divulgam por meio da campanha "Outubro Rosa" a importância da informação no combate da doença.

Esse é o entendimento de Silvana Pires, diretora de marketing da Porsche GT3 Cup Challenge: "A ideia é apostar na conscientização. Aproveitar a visibilidade que temos para praticar um gesto humanitário e divulgar essa campanha. Apoiar uma causa que está acima de interesses. A saúde é o mais importante, todo o resto perde força diante de uma doença fatal", finaliza. 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:46:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...