18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Team Novadriver ausenta das rampas da Falperra e Serra da Estrela

O Team Novadriver vai estar ausente das próximas duas provas do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), a Rampa internacional da Falperra e a Rampa da Serra da Estrela.

 

Como sucede numa equipa profissional, as temporadas desportivas começam a ser preparadas atempadamente e, nessa medida, o Team Novadriver desenhou a sua participação no CNV 2014 tendo em conta os mesmos moldes daquilo que sucedeu na temporada passada, ou seja, cinco jornadas duplas com dez provas para pontuar.

 

O atraso na divulgação dos regulamentos técnico e desportivo, originaram diversos problemas que se tornaram num sério revês para o Team Novadriver quando ficou clara a inusitada inclusão de mais duas provas, aumentado para sete as jornadas pontuáveis para o CNV.

 

Mas para piorar o cenário no que toca ao aumento de custos, as duas provas adicionadas ao calendário têm características muito diversas sendo disputadas em troços de montanha, algo que não se via há décadas no CNV. Aliás, pela separação das provas de velocidade em circuito das realizadas em estradas de montanha, passou a ser disputado, com sucesso, um Campeonato Nacional de Montanha.

 

Estas decisões inéditas foram tornadas oficiais a menos de um mês do início do CNV, tornando impossível ao Team Novadriver redesenhar aquilo que já estava preparado para a temporada de 2014, nomeadamente a nível de apoios para suportar as despesas e cobrir os custos das alterações técnicas para adaptar de forma competitiva o Tatuus PY012/Honda com as cores do Banco Carregosa, Ray Just Energy, Novatech, Brisa Maracujá, Eco-Cars, Socicorreira, Galp Fórmula, Nacional da Madeira, Panta Racing Fuels, Vapor Ilhas, Autódromo Virtual de Lisboa, Diário de Notícias da Madeira, Cision, Duoseg e Honda, a estas duas provas.

 

A participação do Team Novadriver nestas duas jornadas extra, poderia colocar em causa a presença da equipa e seus pilotos nas restantes provas pontuáveis para o CNV, que estavam no plano original da equipa. Por isso a decisão tomada pelo Team Novadriver e pelos seus pilotos de não estar presente na Rampa Internacional da Falperra e na Rampa da Serra da Estrela.

 

O Team Novadriver tem perfeita consciência dos danos desportivos que esta decisão vai trazer, podendo mesmo estar em causa a participação da equipa no CNV, pois a partir deste momento, passa a estar em desvantagem clara na luta pelo título, conquistado nas duas últimas edições precisamente pelo Team Novadriver.

 

Por isso convirá dizer que o Team Novadriver envidou todos os esforços para expor à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) esta situação, pelo visto, comum a várias equipas que vão estar igualmente ausentes das duas rampas, mas nada demoveu este elenco federativo.

 

Apesar do dialogo e confronto de posições, insistiu a FPAK na manutenção de uma ideia que pode colocar em causa o alicerce da competição de velocidade em Portugal. Dadas as circunstâncias, uma solução em que as provas de rampa seriam opcionais em termos de pontuação para obstar a resultados menos conseguidos nos circuitos, poderia ter sido abordada como solução intermédia entre as partes.

 

O Team Novadriver acalenta a esperança que, perante as evidências, a FPAK e os promotores entendam a posição da maioria das equipas e que algo possa ser feito em prol da sobrevivência de um campeonato que o Team Novadriver acarinhou, investindo bastante numa nova viatura, e que começou de forma encorajadora com a participação de uma dúzia de automóveis e que agora, na segunda prova, se limita a uma mão cheia deles.

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 02:35:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...