18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonatos Nacionais de Taekwondo e Escalada

O Pavilhão desportivo de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, foi no sábado o palco dos Campeonatos Nacionais Universitários de Taekwondo e Escalada.
 
Duas modalidades em que a equipa anfitriã, a AAUM, esteve em grande ao ser a Academia com mais medalhas conquistadas (cinco na escalada e 27 no taekwondo).
 
alt

Durante todo o dia 14 de abril, a prova de Escalada realizou-se com 45 participantes.
 
A AAUM foi a grande vencedora, conquistando no total 5 medalhas (1 ouro, 1 prata e 3 bronzes).
 
Cíntia Silva (AAUM) e Hadi Nategh (Universidade Nova de Lisboa) sagraram-se Campeões Nacionais Universitários.
 
alt
  
  O ex-campeão em título, Pedro Soares (AAUM) conseguiu ainda a medalha de prata, tal como Ana Sousa (U.Porto). No 3º lugar, devido a empate na classificação, resultaram em 4 bronzes no masculino e 2 bronzes no feminino.
 
 Hadi Nategh (ouro) de nacionalidade iraniana pratica escalada há 15 anos. Para se ser campeão nacional uma das partes mais importantes é o treino, a outra parte é “praticar escalada na rocha”, afirma Nategh.
 
 A medalha de ouro, entregue a Cíntia Silva, fê-la sentir “muito feliz”. Para Cíntia, subir ao primeiro lugar do pódio exige “muito treino”. A campeã nacional que escolheu a escalada “por arrasto de amigos” considera que a escalada “é um desporto que acaba por não mexer todos os membros do corpo mas que para a mente é um desporto muito bom”, destacando ainda que a AAUM tem “um grupo muito bom”.
 
alt
  
  Paralelamente decorreu neste primeiro dia de competições, o CNU de Taekwondo, na vertente Técnica e Combates. Mais uma vez, foi também a AAUM que chegou mais alto, ao conquistar 27 num total de 51 medalhas entregues. Para além disso, a equipa anfitriã revalidou o título coletivo de forma esmagadora. Com um total de 68 pontos, a AAUM assinalou uma grande vantagem frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, com 43 pontos. A Universidade do Porto ficou em 3º lugar com apenas 18 pontos.
 
 Na vertente Técnica Dan conquistaram o ouro, individual feminino, Joana Lourenço (AEIST), individual masculino, Diogo Quintão (AEFMH), e pares mistos, Inês Velez e Diogo Quintão (AEFMH). Já no Kup, Raquel Costantino (AAC) foi a mais coordenada, tal como Bruno Fernandes (IPP). Filipa Onório e Fernando Freire da AEFMH venceram o título de campeão em Kup pares mistos. A vertente de Combates continua a ser o ponto mais alto da prova com todas as emoções “à flor da pele” no momento de entrar no tatami. Entre as revalidações de título, no feminino, temos Ana Coelho, desta vez na categoria -49 Kg, e Ana Rita Lopes nos -57 Kg. Ambas as atletas são da Universidade do Minho. Beatriz Fernandes (AAUM) e Catarina Ferreira (U.Porto) sagraram-se Campeãs nas categorias de -67 Kg e +67 Kg, respetivamente.
 
alt
  
  Rui Bragança, Campeão Europeu Universitário em título, renovou por mais um ano o título nacional nos -58 Kg. Nos -68 Kg, também Ouro no Europeu Universitário de 2011, Mário Silva foi o grande vencedor ao derrotar o colega Eduardo Rodrigues. Michael Fernandes derrotou o ex-campeão Miguel Rodrigues nos -80 Kg. Joel Monteiro recebeu o ouro na categoria de pesados, +80Kg. Todos estes atletas são da Associação Académica da Universidade do Minho.
  
Fotos: Nuno Gonçalves e Amália Carvalho 
 
Joana Meira 
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 01:37:04

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...