14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Fernando Parente eleito para o Comité Executivo da FISU

 

 

Uma larga maioria dos votantes escolheu no passado domingo, dia 8, Fernando Parente para assessor do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) no processo eleitoral desta comissão para o quadriénio 2015-2019. O momento, que decorreu durante a 34ª Assembleia Geral, deu também a vitória a Oleg Matytsin para presidente deste organismo.

“Este é mais um momento histórico para o desporto universitário português”, exalta o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro. “É o coroar de um trabalho que vem sendo desenvolvido por todos, pela FADU, pelos clubes e também por todos os atletas, o que só vem premiar o crescimento constante do desporto universitário nacional durante os últimos anos, tanto ao nível do número de provas realizadas, clubes e atletas envolvidos, como ao nível da representação internacional. Isto só prova que o desporto universitário português está vivo e recomenda-se, fazendo-se realmente muito com poucos recursos disponíveis”, explica.

Cerca de 75% dos votantes elegeram Fernando Parente, que foi o quarto assessor mais votado. “O resultado final superou as expectativas, mas permitiu-nos ver que os restantes países reconhecem Portugal para estar num cargo executivo e ter sido o quarto assessor mais votado reforça a posição de Portugal e valoriza ainda mais esta candidatura”, conta Fernando Parente.

O mandato inicia-se ainda em 2015 e tem a duração de quatro anos. O diretor desportivo dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho pretende “trabalhar para valorizar o desporto universitário internacional e fazer com que isso também traga um benefício direto para o país, para as nossas Instituições de Ensino Superior e para a FADU”.

Daniel Monteiro explica que “a eleição de Fernando Parente significará uma enorme mais valia para o desporto nacional, em geral, e para o universitário em particular. Temos agora uma participação direta no órgão executivo do organismo que regula o desporto universitário mundial, capaz de reforçar a posição de destaque ocupada por Portugal no centro de decisão da FISU. Esta experiência permitirá ainda ao Fernando conhecer outras realidades e práticas de sucesso, que nos permitirão estudar a sua replicação no nosso país, sempre com o propósito de servir os melhores interesses da formação desportiva nacional”.

O presidente da FADU termina com uma palavra de gratidão a Fernando Parente “pela sua dedicação constante ao desporto universitário português ao longo de muitos anos, merecendo sem dúvida esta eleição, que é o resultado da sua enorme competência, agora reconhecida com o cunho das 95 federações nacionais de desporto universitário que nele confiaram”.

A 34ª Assembleia Geral da FISU decorreu nos dias 7 e 8 de novembro em Lausanne, na Suíça.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019 – 19:25:31

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...