18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

40.ª São Silvestre da Amadora quer chegar aos 1.500 participantes

 

Foi apresentada na 5.ª feira, dia 18, no Auditório Piteira Santos, a 40.ª edição da corrida, São Silvestre da Amadora, competição que tem o tiro de partida para as 18h00 do próximo dia 31 de Dezembro, na Venda Nova e que este ano celebra a edição número 40 da prova, a mais antiga do país da especialidade e uma das melhores do mundo. Para assinalar a data e o número, a organização pretende chegar aos 1.500 participantes, superando a quantidade de atletas chegados à meta em 2013, e conta já com quase nove centenas de inscritos. As inscrições devem ser efectuadas para a empresa Xistarca através do e-mail: inscriçõEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.até ao dia 28, sendo que até ao dia 20, a taxa é de 10 Euros, e depois desta data, será de 13,00.

 

Estrelas já garantidas na noite de São Silvestre na Amadora

 

Salomé Rocha-vencedora em 2013 de leão ao peito, mas este ano com a camisola do Benfica, é uma das principais figuras do sector feminino, numa lista onde constam já os nomes de Vera Nunes, Ercília Machado, Cláudia Pereira, Sandra Teixeira, Cátia Santos, e Solange de Jesus. Já no masculino, Eduardo Mbengani será a grande atracção, agora com a camisola do Sporting, ele que esteve dois anos sem competir. Licínio Pimentel, José Moreira, Ricardo Mateus, Hélder Santos, Carlos Silva, Rui Pinto, e Paulo Gomes são os nomes avançados pela organização e que prometem uma luta intensa não só pela vitória, mas também pelos lugares do pódio.

 

Fonseca e Costa homenageado este ano

 

 

Nas habituais homenagens promovidas pelo Desportivo Operário Rangel e Câmara Municipal da Amadora nos últimos anos, a escolha de 2014 recaiu no professor António Fonseca e Costa, antigo treinador de Aurora Cunha, Carla Sacramento, Manuel Matias, Álvaro Silva, e Nédia Semedo, entre muitos outros campeões do atletismo.

 

A organização a cargo do Desportivo Operário Rangel, com o alto patrocínio da Câmara Municipal da Amadora, e outros apoios da cidade, e SMAS de Oeiras, aproveitou a ocasião para homenagear também, atletas, autarcas, instituições, associações e patrocinadores que estiveram desde sempre ligados à prova amadorense.

 

Não faltaram à chamada, os campeoníssimos Carlos Lopes, Rosa Mota, e Rita Borralho, sendo também distinguida a RTP, representada por João Carlos Mendonça.

 

Outra das novidades da edição n.º 40, é a presença do antigo pugilista Jorge Pina que de dedicou à corrida no desporto adaptado depois de perder a visão e que também foi distinguido com a medalha comemorativa da São Silvestre da Amadora. Será uma estreia na cidade jovem que abre também a participação de atletas com deficiência indicados pela FPF.

 

Uma nota final para uma outra distinção, esta da Associação de Atletismo de Lisboa, representada pelo presidente, Marcel Almeida, com a entrega da Medalha de Mérito da AAL ao ex-presidente do DO Rangel, António Manuel Simões, figura ímpar do dirigismo e grande dinamizador da corrida da Amadora.

 

 

Texto e fotos: Ventura Saraiva

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:53:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...