14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

XI Maratona do Porto

Sou do tempo em que se ouvia, escrevia e dizia, em tons tão diversos como o optimismo e o cepticismo e a esperança e o descrédito:


"Ouvi dizer que vai haver uma Maratona no Porto"


Eu,como amante da Maratona, depressa me interessei e se faltei à 1ª edição, a 2ª (em 2005) não me escapou e desde aí estive sempre presente, embora apenas tenha corrido a Maratona na sua 2ª, 3ª e 10ª edição, pois em todas as outras, corri apenas a "Family Race", prova que decorre com Partida em simultâneo com a prova rainha e que tem variado a sua distância entre os 14 e os 16 Km, e em 2007 tentei correr a Maratona mas desisti ao km 30.


Tenho portanto assistido bem de perto ao crescimento e evolução da Maratona do Porto. Vejo-a no caminho certo, em passos seguros, ponderados, e com muito trabalho e empenho, é vê-la de ano para ano a crescer, a melhorar, a bater records de participação (este ano atingiu o número record de Maratonistas chegados à meta em Portugal: 4044 Maratonistas!) e sinto uma admiração profunda e também uma felicidade genuína pelo seu sucesso. Orgulho-me de Portugal ter e oferecer a todos uma Maratona de qualidade corrida na bonita cidade do Porto e nas ruas de Matosinhos e Gaia.


Uma feira atractiva, bonita, onde se levantam os dorsais e o kit do atleta, e onde decorre a Pasta Party, refeição completa à base de massa, gratuita para todos os Maratonistas. Vários stands presentes, onde se podia fazer testes simples de saúde, obter informações sobre calçado e vestuário desportivo, informações sobre outras Maratonas e um leque diverso de tudo o que interessa ao Corredor e especialmente ao Maratonista.

 

Levou a Runporto, como sempre tem feito, de Lisboa ao Porto, este ano 222 participantes no evento, dos quais 180 inscritos na Maratona, pelo modesto custo de EUR 12,50 ida e volta, em 4 autocarros. Um serviço oferecido pela Runporto e que tenho o privilégio de coordenar há uns bons anos.

 

 
Foi a 11ª Maratona do Porto e aconteceu no dia 2 de Novembro de 2014. E foi uma vez mais, um estrondoso sucesso!


Muitos Parabéns à Runporto!


E eu mais uma vez estive lá. A correr os 16 Km da Family Race, em 1h36m. Pormenores de relativa importância. Importante mesmo é estar lá. Presente! Entre os Maratonistas. Correr. Participar!


E sim, claro que tive pena de dar por terminada a minha corrida aos 16 Km, mas a Maratona merece respeito e não iria outra vez desrespeitá-la. Fi-lo uma vez (em 2007) em que alinhei na Partida sem preparação suficiente e fui "obrigada" a desistir ao km 30. Não iria repetir a experiência.


E os 16 Km correram-me muito bem. Sim, dói o pé e o tendão de aquiles mas suportou-se. Agora é tratar e um dia voltar às Corridas. Maratona para o ano? Sim, já é habitual a promessa: para o ano é que é! Talvez sim, talvez não, como tanta coisa na vida.


A Maratona do Porto está-me no coração e tudo farei para o ano lá estar a contribuir para um novo record de atletas chegados à Meta numa Maratona magnífica, neste Portugal dos pequeninos e dos grandes. E a Runporto, com o seu principal mentor, director da prova, Jorge Teixeira é grande assim como toda a sua equipa, que acreditam, trabalham e em 11 edições levaram a Maratona do Porto a um patamar de qualidade e grandeza quer a nível nacional quer internacional, inimaginável há 10 anos atrás.


E porque tenho amigos, que correm a Maratona mas porque eu a não corri, acharam que eu merecia receber o prémio mais doce (a seguir à medalha, claro!), a garrafa de Vinho do Porto, com o logotipo da prova, entregue na meta a todos os Maratonistas, e que repousa em minha casa e aguarda a hora de ser degustada

 

Ana Pereira

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 4 de agosto de 2020 – 14:36:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...