14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Corrida Rota do Queijo

4 de Maio de 2014

 

A Corrida Rota do Queijo faz parte do Troféu “Corrida das Coletividades do Concelho de Loures”, e teve este ano a sua 3ª edição. 

 

Organizada pela Junta de Freguesia de Lousa, com a colaboração da colectividade da Freguesia, dos Bombeiros Voluntários de Loures e da Camara de Loures, a prova teve partida e chegada em Lousa, na Rua da Paz, ao lado do cemitério, e dirigi-se para a estrada nacional para depressa enverdar pela serra acima, sempre a subir, só aliviando por curtos e breves metros. Somos levados por estrada de alcatrão, entre arvoredo que nem sempre é suficiente para fazer a sombra desejada no dia de sol que esteve hoje. 

 

Quando parece que a subida acaba, temos já praticamente metade da prova corrida e então sim, começamos a descer. De forma supreendente e agradável somos encaminhados para um estradão de terra que muito me agradou mas nova e valente subida nos desafia. A paisagem é bela mas esta atleta teve de caminhar por aqui alguns metros. Para apreciar melhor, dirá. E sim, o arvoredo envolve o caminho embora as sombras nem sempre o cubram. É alcançada a fábrica de queijos Montiqueijo - Queijos de Montemuro a produzir desde 1963 e o verde envolvente é predominante pois estamos em pleno campo. A partir daí o terreno alterna entre sobe e desce e já voltamos de novo ao alcatrão. Quere-se acreditar que "esta" subida é a última mas aparece sempre mais uma, embora curta, e só pouco antes do Km 7, aí sim, podemos dizer que o percurso é sempre a descer até à Meta onde os atletas chegam com 8,100 Km.

 

Chegou esta atleta com 50m56s, numa média de...6:17/Km que não diz de facto nada, tendo em conta o desnível e as naturais diferenças de ritmo impostas pelo terreno face à condição física da rapariga.

 

Tem esta prova, a par de todas as outras do Troféu de Loures, custo zero para o participante (EUR 0,00), um abastecimento de água a meio da prova, total segurança face ao trânsito, percurso bem assinalado assim  como os kms, e o pŕemio de participação é excelente, com 1 t-shirt, água, uma maçã e um magnífico queijo curado da Montiqueijo  Queijos de Montemuro.

 

 Se juntarmos a isto, pontualidade e simpatia de todos os membros da organização visíveis, temos certamente uma prova que classifico como espectacular. Com um percurso fora do comum, numa localidade simpática e só posso dizer que simplesmente adorei.

 

Parabéns a todas as entidades (e pessoas as entidades são pessoas) envolvidas na organização e desenrolar da Corrida, e da minha parte, podem contar comigo desde já para o ano!

 

Ana Pereira

http://mariasemfrionemcasa.blogspot.pt/

Periodicidade Diária

sábado, 15 de agosto de 2020 – 19:40:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...