26º GP de Queluz de Baixo
26.º Grande Prémio de Queluz de Baixo
Uma prova muito “fixe”
Pontuável para o 30.º Troféu- CMO – Corrida das Localidades, disputou-se no domingo, dia 29 de Janeiro, a 26.ª edição do Grande Prémio de Atletismo de Queluz de Baixo, competição organizada em conjunto com a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras e o Grupo Recreativo e Desportivo “Os Fixes”, colectividade a festejar o 79.º aniversário.
Uma prova muito “fixe”
Pontuável para o 30.º Troféu- CMO – Corrida das Localidades, disputou-se no domingo, dia 29 de Janeiro, a 26.ª edição do Grande Prémio de Atletismo de Queluz de Baixo, competição organizada em conjunto com a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras e o Grupo Recreativo e Desportivo “Os Fixes”, colectividade a festejar o 79.º aniversário.
Para além do comércio e indústria de proximidade, indispensáveis para os apoios monetários, e prémios colectivos, há a registar a colaboração da Junta de Freguesia de Barcarena e dos Bombeiros Voluntários da freguesia, contributos que enriqueceram em muito a qualidade da organização, sendo até agora, na nossa -opinião- a melhor prova das que já realizaram na edição de 2011/2012.
Um único senão, a longa fila de atletas que se foi juntando na derradeira corrida de seniores e veteranos, onde só os primeiros cotaram a meta, e muitos outros a chegar uns bons 100 metros antes. A forma de leitura óptica dos dorsais não consegue acompanhar o ritmo dos corredores, mas isso são outros problemas que no futuro serão melhorados com certeza.
Mónica Moreiras “larga” Catarina bem cedo na corrida feminina
Mónica Moreiras “larga” Catarina bem cedo na corrida feminina
Com a distância de 3.700 metros, a prova feminina, juntou ainda os escalões masculinos de Juvenis, e M65. Daí que não causasse surpresa a vitória de Ruben Veiga (NúcleOeiras/SportZone), em termos absolutos, apesar de ser do escalão de juvenil.
No sector feminino, Mónica Moreiras, também do NúcleOeiras, impôs um andamento rápido desde o início, sendo acompanhada apenas por Catarina Ferreira (Joaninhas de Leião) que foi cedendo terreno para a sua principal adversária, contentando-se com o 2.º lugar. A fechar os lugares do pódio, entrou Suaila Có (NúcleOeiras), num sector que teve duas dezenas de atletas classificadas, número inferior ao F35 que foi o escalão feminino com mais concorrentes a passar o risco de meta. Carla Santos. Do G.R.D. Ribeira da Lage foi a vencedora, conquistando a segunda vitória em provas do troféu.
Nuno Carraça (URCA) a grande surpresa no sector masculino
Nuno Carraça (URCA) a grande surpresa no sector masculino
A fechar o programa do 26.º Grande Prémio de Atletismo de Queluz de Baixo, disputou-se a prova-rainha destinada aos juniores, sub 23, seniores e veteranos até M60. Inicialmente programada para a distância de 8.300 metros, acabou por ser mais curta (cerca de 6. 500) uma informação adiantada pelos organizadores antes do início da competição.
Após o sinal de partida, juntou-se um numeroso grupo no comando da corrida, com os mais fortes candidatos à vitória dispostos a não ceder terreno, quer em termos absolutos, quer nos vários escalões. Até Barcarena, o grupo embora mais minuto, foi-se mantendo, mas a ingreme subida em direcção a Queluz de Baixo acabaria por fazer a selecção de valores. Nuno Carraça, da União Recreativa da Abrunheira (URCA) seria o mais rápido e chegou destacado à meta, No segundo lugar classificou-se Francisco Pedro (M40), vencedor do seu escalão e abrindo vaga para o pódio de seniores, completado por Nuno Rodrigues, e Hugo Gonçalves, ambos do C.R.Leões de Porto Salvo.
Linda-a-Pastora SC “cai” para o 4.º lugar na classificação colectiva
Na classificação por equipas, o NúcleOeiras/SportZone foi o natural vencedor, tal a hegemonia que vem evidenciando nas provas do troféu. Somou 512 pontos (!), contra os 374 dos Leões de Porto Salvo (2.º), e 342 do G.R.D. “Os Fixes” que se classificou no 3.º lugar. Já o Linda-a-Pastora Sporting Clube “caiu” para o 4.º posto com 285, lugar nada habitual do clube presidido por José Manuel Isidro. Embora envolvido noutras frentes, no mesmo fim de semana, a verdade é que o seu clube tem vindo a “perder gás” perante a concorrência. No 5.º lugar, ficou o G.R.D. Ribeira da Lage que quase obtinha uma classificação “histórica”: somou 253, e ficou apenas a 32 pontos do lugar acima…
Uma nota final para a Casa do Benfica de Algueirão-Mem Martins: ficou no 6.º lugar (194 pontos), somando pontos para o “Troféu Extra-Concelho” dilatando a vantagem sobre o Desportivo de Monte Real (134) que se classificou na 8.ª posição.
Classificaram-se 44 equipas, números que embora elevados, não superam o recorde obtido pela prova de Barcarena, com 51 equipas que pontuaram na primeira prova deste ano de 2012, a 4.ª prova pontuável para o “Troféu CMO- Corrida das Localidades”.
Ventura Saraiva
A correr em casa Os Fixes obtêm 4.º lugar
Casa do Benfica em AMM domina Extra Concelho
NúcleOeiras domina classificação colectiva
Mónica Moreiras e Catarina Ferreira, uma luta a duas...
Os Fixes- boa montra de prémios