14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

8ª Maratona do Porto

O dia d'A Maratona do Porto, a oitava

6 de Novembro de 2011

O dia começa cedo. Pouco depois das 6 da manhã estamos a tomar o pequeno almoço. Não que eu seja atleta da Maratona e precise de me alimentar bem e a tempo da digestão se fazer antes de iniciar a empreitada dos 42.195 metros, pois este ano, uma vez mais só corri a Family Race, prova este ano com cerca de 15 Km. Mas o pequeno almoço no hotel patrocinador da prova - Mercure, Vila Nova de Gaia-, é servido assim cedo, e o autocarro para a Partida, cheio de atletas VIPS, que disputarão os primeiros lugares, e escoltado pela polícia, sai também assim cedo.

Mais uma vez, fico a olhar os atletas da Maratona e o desejo e a promessa de ser um deles fica no ar. Limito-me a correr o que posso hoje. Corri 15,250 Km em 1h28m07s, média de 5:47 / Km, na competição que se realiza em simultâneo com a prova Rainha.

Há animação na rua, café e chá quente é oferecido aos atletas. As ruas estão livres de trânsito para se efectuar o aquecimento e onde se encontram amigos e se deseja boa prova.

A Partida é dada à hora marcada: 9 horas. À frente os atletas da Maratona, e metros atrás os da Family Race. Uma Maratona é uma prova especial. E a Maratona do Porto é uma Maratona especial. Nascida num país pequeno, de Maratonistas envergonhados que preferem ir correr lá fora, a Maratona do Porto oferece-lhes o que Portugal ainda não tinha, apesar de historicamente uma outra Maratona existir há mais de duas décadas, e uma ou outra por aí se apresentar, sem história para contar, passada ou futura.

A Maratona do Porto é boa! Resiste há sete anos, tendo vindo sempre a crescer e a provar que cá também se pode correr uma Maratona com um elevado grau de qualidade. Teve cerca de 1545 atletas chegados à meta. Teve massagens no final. Um percurso belo nas margens do Rio Douro, fácil. Acompanhamento e bons abastecimentos. Animação. Segurança. Uma feira agradável nos dias antecedentes. Uma "Pasta Party" (Festa da Massa), onde uma refeição de massa é ofertada aos Maratonistas. Dos prémios de participação, saliento a garrafa de Vinho do Porto com logotipo da prova impresso, a mochila e a bonita medalha.

Também com uma vertente solidária: EUR 0,50 de cada inscrição revertia para a construção de uma ala pediátrica no Hospital de São João.

Em simultâneo uma prova de 14 Km e uma Caminhada.

E a prova rainha, a Maratona, a encher as ruas. Nas 3 provas, cerca de 8000 participantes nas ruas do Porto e Gaia.
O vencedor da Maratona bateu o record da prova, encurtando também a melhor marca de Maratona em território nacional.

Uma Maratona de muita qualidade, já um marco na história da Maratona em Portugal, a prometer continuar a crescer e a melhorar o que hoje faça menos bem, o que não é muito, pois na sua globalidade a 8ª Maratona do Porto é uma prova excelente e excelentemente organizada. Do agrado dos atletas de alta competição e dos atletas de pelotão, onde todos são bem tratados. Como merecem.

Ressalvo a possibilidade de intrusão de bicicletas no percurso, o que em nada beneficia o Maratonista e só atrapalha. Assim como alguma demora no levantamento dos dorsais na véspera da prova. Em tudo o resto, esteve a pova irrepreensível.
 
Muitos Parabéns Runporto e até à 9ª Maratona do Porto, onde todo o Maratonista português tem de ir correr para experimentar ou confirmar e usufruir o que de bom se faz por cá!

Classificações:

Nos homens:

1º Philemon Baaru, Quénia, com 2h09m51s

2º Kennedy Kwemoi, Quénia, com 2h09m54s

3º Joas Mutai, Quénia, com 2h12m54s

Nas mulheres:

1ª Pauline Chepchumba, Quénia, com 2h41m24s

2ª Alice Basílio, Amigos do Atletismo de Mafra, com 3h08m16)

3ª Conceição Grare, Porto Runners, com 3h09m17s


"E ela, pá?"

"Ela pá, diz que vai correr os 42.195 metros da 9ª Maratona do Porto, lá para o fim de Outubro de 2012"

"A sério?! Isso não passam de promessas, pá!"

"Promessas, pá" - pensa ela. Sim, são promessas! Que se cumprir-se-ão ou não. Dois caminhos, duas possibilidades. Uma escolha. Simples. Como tudo na Vida.


Ana Pereira

http://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/

  

Periodicidade Diária

sábado, 15 de agosto de 2020 – 20:07:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...